Sem categoria

ELEIÇÕES 2016. Acaba nesta quarta, para quem não está quites, prazo para o eleitor se qualificar na cidade

Filas se formam no Cartório Eleitoral. É gente querendo regularizar sua situação, para estar apta a participar do pleito de outubro
Filas se formam no Cartório Eleitoral. É gente querendo regularizar sua situação, para estar apta a participar do pleito de outubro

Atenção: quem está regularizado, ok. Pode ficar em casa. Mas se quiser se transferir ou, no caso de ter entre 16 e 18 anos, se alistar na Justiça Eleitoral, o prazo encerra depois de amanhã. Após, também dá, mas ficará fora do pleito de outubro. Olhando de outra forma, quarta-feira estarão todos os eleitores santa-marienses devidamente qualificados. E em seguida, claro, será divulgado oficialmente o número de eleitores aptos a participar do processo de 2 de outubro.

Sobre o que está acontecendo no Cartório Eleitoral e outras informações, vale conferir o elucidativo material publicado na versão online do jornal A Razão. A foto é de Gabriel Haesbaert. A seguir:

Últimos dias para regularização eleitoral causam filas em frente ao Cartório

Quem passa pela Avenida Nossa Senhora Medianeira pode observar uma grande fila se formando em frente ao Cartório Eleitoral de Santa Maria. Tudo isso é por que o prazo para jovens e adultos de 16 e 17 anos, que pretendem votar nas eleições municipais de 2016, tirar seu título ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade, está se esgotando.  O prazo para o alistamento eleitoral e para transferências, termina nesta quarta-feira, dia 4 de maio. 

Quem também têm até quarta para se regularizar é o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município. Estes devem pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale ainda para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite a sua tranferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito do voto com mais tranquilidade e sem obstáculos indesejados.

Lembrando que o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e, os maiores de 16 e menores de 18 anos. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, ou seja, que faça aniversário até o dia 2 de outubro.

Cadastro Biométrico

Alguns eleitores ainda estão confusos e procuram o cartório para fazer o cadastro biométrico. Porém, a biometria não será usada nas eleições deste ano, em Santa Maria. O cadastro pode ser feito, mas para as eleições de 2016 de Santa Maria, a biometria ainda não é obrigatória.

Documentos necessários

Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar, para os homens…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo