ESPAÇO URBANO. Schirmer detalha programas que pretendem padronizar calçadas e regrar a publicidade
![O próprio prefeito Cezar Schirmer apresentou as propostas que já começam a vigorar, inicialmente em partes específicas da cidade](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/05/prefeitura-anuncie-e-caminhe.jpg)
Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria apresentou oficialmente à imprensa os programas Anuncie Legal e Caminhe Legal, iniciativas que regulamentam e padronizam a publicidade em espaços urbanos e nas calçadas da cidade, respectivamente. Durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Francisco Severo, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Neto, e pelo secretário adjunto da pasta, Beloyannes de Pietro Júnior, esclareceu sobre a finalidade dos programas, a fiscalização e benefícios que serão atingidos em curto, médio e longo prazos, oferecendo uma padronização visual à cidade e mais qualidade de vida aos cidadãos.
O Programa Caminhe Legal, iniciativa da Prefeitura, orienta a população sobre os critérios e procedimentos que devem ser observados para a padronização das calçadas, bem como os benefícios decorrentes desse procedimento. Ao seguir as normativas estabelecidas no programa a comunidade garante acessibilidade com conforto e segurança. A fiscalização começará pelos passeios públicos da área central da cidade, se estendendo aos bairros e vilas, que poderão optar por diferentes padrões visuais oferecidos pelo programa.
Já o Programa Anuncie Legal trata da ordenação dos anúncios na paisagem urbana de Santa Maria e objetiva o atendimento ao interesse público, em consonância às necessidades de conforto ambiental, com a melhoria da qualidade de vida na cidade. A Prefeitura alerta que quem já possui anúncios, banners, placas ou qualquer tipo de comunicação exposta na rua, deve buscar informações sobre as normas a serem seguidas, no que diz respeito à disposição e dimensão dos materiais.
O chefe do Executivo destacou, a partir desses dois programas, a importância de despertar nos santa-marienses o sentimento de pertencimento, para zelar, tanto do passeio público, quanto das fachadas de estabelecimentos comerciais, prédios e espaços públicos.
“A Prefeitura fará a sua parte. Mas contamos com o apoio da imprensa na divulgação e conscientização das pessoas. São necessários a compreensão e o comprometimento da população para que possamos transformar a cidade em um lugar melhor”, afirmou.
Schirmer ainda enfatizou que a iniciativa dos programas Anuncie Legal e Caminhe Legal se insere no contexto de outras medidas já tomadas pelo Poder Público, como a revitalização da Avenida Rio Branco e, mais recentemente, a assinatura da Lei Municipal que cria o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer da Vila Belga. O documento foi elaborado com a finalidade de promover a preservação histórica e cultura da Vila Belga, Avenida Rio Branco, Gare da Viação Férrea e do Centro Histórico de Santa Maria.
Fiscalização educativa e informativa
A campanha de fiscalização começa em 1º de junho e inicialmente terá caráter informativo. “Vamos investir na conscientização e disseminar informações para que o contribuinte possa compreender a legislação e se adequar às exigências. Após, partindo do Decreto 32, que trata sobre a fiscalização integrada, vamos iniciar as autuações necessárias”, explicou Beloyannes de Pietro Júnior.
De acordo com Francisco Severo, o contribuinte não precisa esperar pela visita dos fiscais da prefeitura. “O cidadão já pode procurar o Poder Público para conhecer a legislação dos dois programas e promover as adequações necessárias. O regramento vai permitir a conformidade na identidade visual das fachadas e a segurança e embelezamento das calçadas”, enfatizou.
O Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN) é responsável pela elaboração dos programas, além de informar e orientar os contribuintes. A fiscalização da legislação ficará sob responsabilidade da Secretaria de Município de Desenvolvimento Urbano, por meio da Superintendência de Fiscalização.
Beloyannes de Pietro Júnior acrescenta que a Prefeitura já está colocando à disposição dos cidadãos equipes técnicas para auxiliar os proprietários de imóveis e empreendedores sobre as diretrizes que devem ser seguidas para o restauro das calçadas e adequação da publicidade no espaço urbano…”
PARA LER A ÍNTEGRA, E ACESSAR MATERIAL SOBRE OS PROGRAMAS, CLIQUE AQUI.
Sugiro que o primeiro lote de panfletos seja encaminhado para Secretários e Funcionários da Prefeitura.
Primeiro dar EXEMPLO, para depois poder cobrar.
Duvido Fiscais autuarem Escolas Estaduais, a UFSM e certos espaços federais.
Vai querer cravar multa no contribuinte pessoa fisica.
A prefeitura irá receber Dossiê com dezenas de fotos de calçadas da própia administração municipal para tomar PROVIDÊNCIAS.
Cópia irá para vereadores e ministério público,
Requentando programas velhos para gerar publicidade nova.