GREVE. CPERS irá realizar Passeata Luminosa em SM
POR MAIQUEL ROSAURO
O 2º Núcleo do CPERS/Sindicato prepara um grande protesto amanhã (31), em Santa Maria. Será realizada uma Passeata Luminosa pelas ruas centrais da cidade.
A concentração de professores, agentes educacionais e alunos terá início às 17h, em frente ao Instituto Olavo Bilac.
– A Passeata terá início assim que começar a escurecer. Esta será a segunda edição do evento. Nos anos 90, realizamos protesto semelhante – explica a diretora do 2º Núcleo do CPERS, Sandra Regio.
O CPERS solicita aos professores que venham vestidos de pretos e tragam uma vela.
– Este será um protesto simbólico, queremos tirar a Educação das trevas – projeta Sandra.
A greve dos professores estaduais foi aprovada na Assembleia Geral do CPERS, realizada em 13 de maio, em Porto Alegre. A paralisação segue por tempo indeterminado.
Em Santa Maria, 24 escolas estão total ou parcialmente paralisadas. Também aderiram à mobilização, instituições de Formigueiro, Dilermando de Aguiar e São Martinho da Serra.
As escolas Cilon Rosa, Augusto Ruschi e Margarida Lopes, em Santa Maria, estão ocupadas pelos alunos. Já em Silveira Martins, a Escola Bom Conselho também está ocupada.
Confira o roteiro da Passeata Luminosa:
Saída do Olavo Bilac em direção à Rua Niederauer. Em seguida, a passeata sobe a Serafim Valandro, dobra à direita na Venâncio e segue até a Rua Floriano Peixoto, onde parte para o Calçadão. Após atravessar o Viaduto Evandro Behr e a Praça Saldanha Marinho, a passeata desce a Avenida Rio Branco até a Rua dos Andradas, onde será feito o retorno que seguirá pela Rio Branco e Acampamento. No trajeto final, a passeata desce a Pinheiro Machado até a Rua Professor Braga, finalizando no Paradão em frente ao Senac.
Para a educação sair das trevas basta o Gringo dar um aumento de 13% referente a 2015 e outro de 11% referente a 2016. Também é necessário implantar o calendário de reajustes proposto pelo CPERS para implantar o piso do magistério conforme a versão do sindicato, ou seja, todas as gratificações incidindo sobre o piso nacional. O aumento de salário é pequeno, coisa de 70%.