Arquivo

Coluna Observatório. “Restrição ao consumo de álcool nos postos. A questão é beeem outra”

Plenário da Câmara faz

de tudo para não votar

o projeto anti-álcool

 

 

Noticiou-se, nesta semana, que um dos argumentos utilizados pelos edis para não votar o projeto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e similares, é a inexistência de “urgência”. Outro seria a necessidade de “discutir bastante” a proposta. O primeiro pode ser entendido; o segundo chega a ser risível.

 

Afinal, como se sabe, o crime (especialmente os de trânsito, mas não apenas eles) está, quase na totalidade das vezes, associado ao consumo de álcool. Não é Observatório que afirma isso, mas as estatísticas. Admita-se, porém, que os números possam ser discutidos. E os vereadores se sintam no direito de contestá-los. Ok, ok, ok. Já dizer que falta mais discussão é beeeem diferente, e não se sustenta.

 

Por quê? Idéia parecida (proibia a compra) foi apresentada em 2006, por Anita Costa Beber. Foi bastante debatido, até mesmo nas comissões do Legislativo. A edil, talvez com base no que se conversou então, decidiu (era direito dela) retirar o projeto.

 

A proposta de agora é a mesma de maio de 2007. Nesses nove meses, passou por toooodas as comissões da Câmara. E mais: só não foi votado, em dezembro, porque na sessão decisiva, Jorge Pozzobom apresentou emendas que o fizeram retornar às  comissões. Tudo para impedir a votação. E não há argumento convincente em contrário. Afinal, houve tempo de sobra para emendar antes, e isso não aconteceu.

 

Se, portanto, não subsiste a argumentação – falta de urgência e/ou necessidade de bastante debate -, a pergunta que fica é: por que a proposta não é votada?

 

A coluna, aliás, começa a firmar a convicção de que nããão será votada em tempo algum, nesta legislatura. Mesmo que seja para recusá-la. É dever do edil tomar posição. Por que não a toma, no caso? Medo? Do quê? De quem?

 

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo