Destaque

PREÇOS. Inflação na cidade é de 4,12% até abril. No acumulado dos últimos 12 meses, elevação de 9,44%

Grupo por grupo, você tem acima a variação de preços registrada em Santa Maria no mês passado, inclusive com o peso de cada um
Grupo por grupo, você tem acima a variação de preços registrada em Santa Maria no mês passado, inclusive com o peso de cada um

A tarifa de transporte público, que entrou em vigor no dia 2, tende a pressionar os preços em maio, levantados pelo Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria. É uma previsão feita pelos coordenadores do trabalho que redunda no ICVSM, uma realização do curso de Economia da Unifra, através do Laboratório de Pesquisas Econômicas.

Essa informação consta no Boletim divulgado hoje, com os números relativos a abril. A coordenação geral do trabalho é de Mateus Sangoi Frozza, tendo Leonardo Dalla Porta na coordenação de estatística e Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poersche na análise econômica.

Mas, e quais são os números, mesmo? Confira você mesmo, no Boletim do ICVSM (lá embaixo você tem o linque para a íntegra):

O índice do Custo de Vida da Cidade de Santa Maria (ICVSM) registrou variação de + 0,47% no mês de abril de 2016. No acumulado do ano a variação encontra-se em + 4,12% e nos últimos 12 meses está em + 9,44%. O índice foi influenciado pelo grupo alimentação, muito em função do majoração de itens derivados do trigo (pão francês, bolachas, massas, etc). Outro ponto a ser destacado, é o aumento dos medicamentos autorizados pelo governo. No próximo mês, espera-se uma alta inflacionária, em decorrência do aumento das passagens de ônibus municipais já divulgadas pelo executivo municipal.

O grupo Comunicação, com maior alta relativa (+2,47%), já acumula uma alta de +20,05% no ano. Parte deste acumulado se deve ao reajuste das mensalidade de telefone residencial (+8.5%), preço da tele-mensagem (+17.2%). Entre as maiores quedas, destaca-se o custo com o telegrama fonado online, que recuou -39,5%, seguido da queda do preço telefonema público (-14,3%) e preço do cartão telefone celular (-20%).

O grupo Alimentação registrou a maior alta absoluta nos preços e serviços entre os gru-pos pesquisados em abril (+1,69%). Os itens derivados do trigo foram o destaque, com a ma-joração da bolacha (+8,9%), da massa (+2,7%), da massa de pastel (+7,3%), do pão francês (+1,8%), do pão sovado (+2,6%) e do pão de centeio (+8,8%). Ainda, contribuíram para o re-sultado a alta do custo com a aquisição do leite longa vida (+3,9%), da cebola (+3,8%), da farinha de mandioca (+4,2%) e do tomate (+9,5%). Na…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo