Arquivo

Segurança. Governo comemora índices oficiais de redução da criminalidade. Mas, e o cidadão?

O secretário de Segurança, José Francisco Mallmann, revelou, nesta sexta-feira, os números da criminalidade no Rio Grande do Sul. A respeito, publiquei nota no meio da tarde do mesmo dia. Por sua importância e, creio, oportunidade, a reproduzo a seguir. Confira:

 

 

“Segurança. De um mês para outro, queda da criminalidade no Rio Grande. Você percebeu isso?

 

Em entrevista coletiva, no final da manhã de hoje, o secretário estadual de Segurança, José Francisco Mallmann, exultava. E não é para menos. Afinal, segundo a estatística divulgada, houve uma queda de 84% na criminalidade registrada no Rio Grande do Sul. E mais: dos 12 indicadores listados, em 10 houve redução de ocorrências.

 

O secretário também divulgou dados de operações especiais realizadas nos últimos seis meses. Nelas, todas de nomes sugestivos – “Cadeado” é um deles -, entre outros fatos, registra-se a apreensão de 379 armas, 586 carteiras de habilitação e 14,5 kg de drogas. Isso sem falar nos quase 47 mil estabelecimentos, entre bares e casas noturnas, fiscalizados pelas autoridades de segurança.

 

O diabo é que, jamais desconfiando dos números – eles são, sim, reais – e não duvidando também da honestidade de propósito dos agentes de segurança, e do trabalho mostrado, por que, ainda assim, a comunidade segue insegura. Ou se sentindo como tal. Hein? Alguém sabe responder a essa pergunta?

 

Enquanto isso não é possível, fiquemos com os números oficiais, que você encontra no texto da assessoria de imprensa do Palácio Piratini, distribuído aos veículos de comunicação. Confira:

 

“Indicadores mostram queda de 84% da criminalidade no Estado em novembro

 

Dez dos 12 indicadores de criminalidade do Estado apresentaram queda em novembro. O dado foi apresentado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria da Segurança Pública, durante o “Balanço de Gestão – Indicadores de Criminalidade no Estado. O documento mostra redução de 84% nos índices, especialmente àqueles relacionados a delitos que mais afetam a sociedade gaúcha.

Os indicadores referentes ao mês de novembro mostram que houve redução em crimes importantes em comparação ao mês anterior, como latrocínio (de 13 ocorrências em outubro para 8 em novembro); roubo (de 5.292 para 4.446); roubo de veículo (de 1.206 para 1.166); furtos (de 17.840 para 15.094); extorsão mediante seqüestro (de dois para um); e extorsão (de 58 para 56).

Também houve redução em delitos relacionados à corrupção (de 13 para 9); a armas e munições (de 547 para 460); posse de entorpecentes (de 583 para 354); e tráfico de entorpecentes (de 341 para 274).

O subitem furto de veículos mostrou queda considerável em relação a outubro. Em novembro foram registradas 1.314 ocorrências envolvendo este tipo de delito, contra 1.364 registradas em outubro. A redução se deve ao conjunto de ações e medidas implementadas pela secretaria, que têm conseguido frear e inverter a tendência de crescimento deste tipo de crime entre os anos de 2006 e 2007.

Dos indicadores divulgados, houve elevação no número de estelionatos (de 1.050 para 1.301) e de homicídios (de 101 para 128). De acordo com o secretário José Francisco Mallmann, a elevação no número de homicídios já era esperada, mas a pasta prossegue com suas ações na busca da redução desse indicador.

O secretário também ressaltou que uma das medidas para colocar em queda, imediata, todos os indicadores de criminalidade é a adoção da restrição ao comércio de bebidas alcoólicas, principalmente no horário entre meia-noite e 6h nos municípios que lideram as estatísticas criminais no Estado.

Acompanharam Mallmann na coletiva o secretário-adjunto da Segurança Pública, delegado Dagoberto Albernaz Garcia; o superintendente da Susepe, Antônio Bruno Trindade; o diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins; o diretor do Departamento de Relações Institucionais da SSP, tenente-coronel Marco Antônio Moura dos Santos; e o diretor do Departamento de Inteligência e Assuntos Estratégicos (Diae) da SSP, delegado Adalberto Abreu de Oliveira

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo