PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Secretaria reforça prevenção contra Gripe A. Em Santa Maria, já são 13 as suspeitas e duas mortes

Palestra em escola, uma das atividades já realizadas com o objetivo de aumentar a prevenção e os cuidados contra a doença
Palestra em escola, uma das atividades já realizadas com o objetivo de aumentar a prevenção e os cuidados contra a doença

Mais que em outros anos, com certeza. Já foram registradas 13 suspeitas de H1N1 (Gripe A) em Santa Maria. Seis delas apresentaram resultado negativo, cinco confirmados e dois ainda aguardam confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen). E, o mais lamentável, das cinco confirmações, duas levaram à morte.

Uma série de atividades está acontecendo para reforçar a prevenção contra a doença, como você pode conferir no material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura. A foto é de Ana Bittencourt, com foto do arquivo da AIPM. A seguir:

Secretaria de Saúde reforça cuidados preventivos contra a Gripe H1N1

A Secretaria de Município da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Imunizações, está intensificando ações estratégicas de prevenção contra a gripe causada pelo vírus Influenza. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde, equipes realizam visitas sistemáticas à escolas, igrejas, universidades e associações comunitárias, divulgando orientações e medidas preventivas.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, os esforços estão concentrados nos cuidados básicos de prevenção. “Ainda estamos aplicando vacinas nos grupos prioritários. No entanto, estamos focados em divulgar formas de prevenção a partir de ações simples que podem ser seguidas a fim de evitar o contágio”, explica. A Secretaria de Saúde também está distribuindo, durante estas visitas, um manual de cuidados básicos, elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

No início de maio, o alvo das ações de conscientização e prevenção foram as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). A infectologista do município, Dra. Clarissa Guedes, palestrou aos diretores da RME sobre cuidados a serem aplicados nas escolas, como evitar o uso de bebedouros e o compartilhamento de garrafas d’água, por exemplo. “Pedimos às escolas que lacrassem os bebedouros, orientando cada aluno que traga sua própria garrafinha com água de casa, sendo de único exclusivo. Também falamos sobre outros cuidados básicos, como a ventilação dos ambientes”, explica Selena Michel.

A vacina que está sendo oferecida na Rede Pública de Saúde imuniza contra os três tipos de vírus influenza – H1N1, H3N2 e Brisbane. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está prevista para encerrar no dia 20 deste mês. A Secretaria de Saúde também esclarece que o cronograma de vacinação nos distritos com a Unidade Móvel de Saúde e equipes volantes está mantido (confira anexo)

Selena Michel reforça ainda que o Tamiflu está disponível em todos os locais de pronto atendimento, tanto públicos quanto particulares, e também na farmácia do município e farmácias distritais. O Tamiflu (nome comercial do Oseltamivir) é o remédio antiviral que deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe que residem nas regiões onde há circulação comprovada do vírus Influenza A (H1N1), como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Para a população, a orientação geral é que, em caso de sintomas de gripe, procurar os postos de saúde para atendimento.

Linha telefônica gratuita dá informações sobre a gripe

O Governo do Estado colocou à disposição uma linha telefônica para a população falar diretamente com médicos e enfermeiros do TelessaúdeRS/UFRGS. Pelo 0800 645 3308 é possível tirar dúvidas sobre sintomas da gripe, dúvidas sobre a vacinação e formas de prevenção. A ligação é gratuita e o atendimento é feito para todo o Rio Grande do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo