AssembleiaCâmara de VereadoresSaúde

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Valdeci e Anita denunciam a falta de leitos SUS em Santa Maria e na região central

Vereadora Anita Costa Beber, na audiência pública, detalhou problema enfrentados pelo HUSM e criticou ações de Osmar Terra
Vereadora Anita Costa Beber, na audiência pública, detalhou problema enfrentados pelo HUSM e criticou ações de Osmar Terra

P04or TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A situação da saúde de Santa Maria foi registrada e debatida durante a audiência pública que mobilizou a Assembleia Legislativa nesta quarta (29), em Porto Alegre. A atividade, proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), discutiu o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e reuniu representantes de mais de 30 municípios gaúchos.

Na presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, e de diversas autoridades da área e do setor judiciário, a vereadora Anita Costa Beber (PR) e o próprio Valdeci denunciaram a falta de leitos que atinge a cidade e a região. A vereadora detalhou os problemas enfrentados pelo Hospital Universitário (HUSM), cujo Pronto-Socorro está com os 23 leitos ocupados e com pacientes sendo atendidos nos corredores. “É vergonhosa essa situação. Pessoas estão morrendo em função disso”, disse Anita.

Na sequência, Valdeci leu uma nota divulgada pela assessoria do HUSM à imprensa de Santa Maria que informa que, além dos leitos, 43 macas estão sendo ocupadas para dar conta da procura por atendimentos atualmente.O deputado salientou que a falta do Hospital Regional agrava muito a situação da saúde local e regional. “O Regional está pronto, concluído, mas o governo do Estado não define, há meses, quem fará a gestão. Isso é lamentável e até irresponsável”, afirmou.

A vereadora Anita também se manifestou sobre o Regional, criticou a postura e a interferência do deputado federal Osmar Terra (PMDB) nesse tema e afirmou que a estrutura, situada no Parque Pinheiro Machado, corre sério risco de se transformar em um “elefante branco”.

O vereador Isaias Romero (PMDB) também acompanhou a audiência pública.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo