PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Seis horas de sessão, CPI (?), Unidade de Saúde, superintendência, Dia do Desapego

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Fabrício Vargas/AICV), da Equipe do Site

* A sessão ordinária do Legislativo santa-mariense, nessa quinta-feira (24), foi um teste de resistência para os parlamentares. Os trabalhos iniciaram às 15h e terminaram às 21h23min.

* A reunião foi finalizada com o quórum mínimo de sete vereadores: Alexandre Vargas (PRB), Adelar Vargas – Bolinha (PMDB), João Chaves (PSDB), Cida Brizola (PP), Valdir Oliveira (PT), Daniel Diniz (PT) e Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB).

* No fim da sessão, uma cena curiosa: o presidente Alexandre Vargas citou o nome de todas as pessoas que seguiam no Plenário até o encerramento do trabalhos.

* Obviamente, além dos parlamentares, havia apenas servidores e cargos de confiança (CCs) acompanhando os trabalhos in loco.

* Destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei 8686/2018, do Poder Executivo, que institui a Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, que cria três novos CCs no Executivo.

* Quase todos os parlamentares presentes na sessão utilizaram a tribuna para justificar seu ponto de vista. No final, a iniciativa foi aprovada por 12 votos a oito.

* Os vereadores também aprovaram a moção de repúdio ao Executivo referente ao aumento do valor das passagens de ônibus. A moção tem autoria dos quatro vereadores petistas: Daniel Diniz, Celita da Silva, Luciano Guerra e Valdir Oliveira.

* A moção foi aprovada por nove votos a oito, e vários vereadores do Grupo do 10 utilizaram o microfone de aparte para justificar o voto contrário.

* O Grupo dos 11 ainda não decidiu se entrará com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte público.

* A decisão deve sair apenas na próxima semana.

Na reunião da Comissão de Saúde surgiu uma nova data de reinauguração da Unidade de Saúde Floriano da Rocha, na região Oeste

* Em reunião da Comissão de Saúde, nesta quinta, o superintendente administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Heverton Prates, afirmou que a previsão de reinauguração da Unidade de Saúde Floriano da Rocha, na região Oeste, é de seis meses a partir do início de junho.

* De acordo com ele, duas licitações foram desertas e, em razão disso, foi elaborado um termo de colaboração para possibilitar o funcionamento da unidade.

* Semana passada, o site chamou atenção para o Dia do Desapego Consciente, sancionado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) via Lei Municipal 6157/2017 (AQUI).

* Agora foi a vez da vereadora Deili Silva (PTB) também destacar o tema, questionando no Facebook se a Prefeitura já realizou o Dia do Desapego no seu bairro.

* Chamou atenção o comentário da procuradora-geral do Município, Rossana Boeira, lembrando quem é o “pai da criança”. Confira abaixo:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Moção e CPI podem fazer à vontade. Não tem a menor importância.
    Criação de cabides para aspones na tal superintendência era previsível. Sessão no Casarão da Vale Machado não precisava ser longa, não precisava imitar os outros legislativos, ninguém dá a mínima para o que acontece lá mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo