Artigos

Dez aplicativos essenciais para jornalistas – por Maiquel Rosauro

Tecnologia e jornalismo sempre andaram lado a lado. Nos últimos anos, a popularização dos smartphones mudou a forma das pessoas consumirem notícias e também a própria produção jornalística. O desenvolvimento de novos aplicativos tornou o trabalho dos profissionais da imprensa mais ágil e dinâmico.

Quando comprei meu primeiro smartphone, um iPhone 3GS, eu ainda não era capaz de entender como aquele desejado aparelho mudaria minha rotina. A primeira alteração foi logo no meu trabalho. O aplicativo de gravação aposentou meu velho Panasonic RN-305 e suas inúmeras fitinhas regraváveis.

Hoje tenho um Galaxy S4 e inúmeros aplicativos que facilitam minha vida. Abaixo, compartilho as dez principais ferramentas que me ajudam no trabalho. Todas estão disponíveis grátis tanto na Google Play quanto na Apple Store.

Dropbox

Meu principal aplicativo de armazenamento na nuvem. Através dele compartilho arquivos com meus colegas de trabalho. Além disso, o Dropbox permite manter sincronizado arquivos salvos em diversos aparelhos, como notebooks, tablets e smartphones. Tenho 17,8 GB gratuitos de espaço de armazenamento no Dropbox, conquistados através de diversos convites que enviei para amigos ao longo dos anos. De largada o serviço oferece 2 GB grátis.

Google Drive

Este é o único aplicativo para uso profissional que possuo uma assinatura paga. Desembolso todos os meses US$ 1,99 para ter 100 GB de armazenamento no Google Drive. Embora sua proposta seja semelhante ao Dropbox, a grande vantagem está na integração com o Gmail. Ou seja, os 100 GB são compartilhados entre Gmail e Drive, o que me permite arquivar anos e anos de e-mails que não desejo deletar.

Gerenciador de Páginas

Perfeito para acompanhar o que está acontecendo nas fanpages que administro no Facebook. Através dele navego de forma rápida entre as páginas, respondo mensagens e comentários, posto e edito, compartilho e acompanho a repercussão das publicações.

maiquelWhatsApp

Acho tão estranho quando recebo um torpedo, algo que hoje em dia parece tão retrogrado. Culpa do WhatsApp, que revolucionou os mensageiros instantâneos. Com o aplicativo você tem a certeza que o destinatário recebeu e leu a mensagem. Ideal para confirmar recebimento de e-mails (indiretamente pressionar por uma resposta) ou tirar alguma dúvida com uma fonte em qualquer horário. Você prefere ligar para alguém às 22h ou enviar uma Whats?!

Messenger

A ferramenta é ótima para um contato rápido com os usuários cadastrados no Facebook (ou seja, quase todo mundo). Possui uma plataforma amigável e, diferente do WhatsApp, seu uso no desktop é muito ágil para conversar e trocar arquivos. É o melhor mensageiro que uso para entrevistas online.

Flipboard

Uma revista online personalizada, no qual você define a fonte do conteúdo que deseja consumir. Gosto de visitar este aplicativo todas as manhãs, pois sempre tem conteúdo novo nos assuntos que assinei. Seu layout é agradável e o uso é bem intuitivo.

Waze

Um jornalista independente precisa saber pautar, apurar, entrevistar, fotografar, redigir … e dirigir. Na vida de freelancer é seu trabalho ir até o entrevistado e o Waze é ideal para te mostrar o melhor caminho. Este aplicativo já me guiou em diversos bairros de Santa Maria e também já me acompanhou em viagens para Porto Alegre, Minas do Leão, Giruá e São Leopoldo.

TinyScanner

Bater fotos de documentos, de uma página de jornal ou anotações com o smartphone para ler depois é muito comum. Mas a leitura em JPG não é muito agradável. Problema resolvido com o TinyScanner que salva direto em PDF, você até pode escolher entre color ou p&b.

CamCard

Detesto quando o entrevistado me entrega um cartão de visitas, pois tenho o incrível dom para perder estes pequenos pedacinhos de papel. Com o CamCard fotografo os cartões e ele extrai nome e telefone do contato, salvando na minha agenda do Google ou nos contatos do celular. Este aplicativo também resolveu meu problema de acumulo de cartões em gavetas.

Cogi

Uso o Cogi há pouco tempo, mas tenho gostado muito do resultado em palestras e seminários. Trata-se de um aplicativo de gravação que permite arquivar apenas o necessário. O uso é bem intuitivo. Abra o aplicativo, deixe no modo escuta e quando ouvir algo interessante, clique no botão para ele gravar o que foi dito alguns segundos atrás. Em geral, ele consegue salvar o que foi dito até 45 segundos no passado. Também é possível fazer longas gravações, mas para isso ainda prefiro o gravador nativo do smartphone. E ainda não abro mão da velha dupla caneta e bloco de anotações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eu uso o Office Lens, da Microsoft (tem na Play Store, não sei se tem pra iphones). Faz o que o TinyScanner e o CamCard fazem e acho que até umas duas funções a mais ainda. Vale dar uma conferida nele também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo