Arquivo

Pimenta. Candidato a prefeito? Só se abdicar (ou adiar) de seus projetos de alcance nacional

Consta que neste domingo acontece em Santa Maria uma reunião da corrente PT Amplo e Democrático. Seu maior líder, na cidade, é o deputado Paulo Roberto Severo Pimenta. Entre os integrantes, há pelo menos outros dois nomes conhecidos da maioria da população, o secretário municipal de Segurança Pública, Raul Villaverde, e a vereadora Misiara Oliveira – que, diiizem, estaria indo para Brasília, onde ocuparia funções na secretaria da Mulher.

 

Em discussão, no colóquio do Amplo, certamente estará, direta ou indiretamente, a inserção de Pimenta no pleito municipal de 2008. O deputado disse a mim, não faz muito, que é sim candidato a prefeito no próximo ano. Ou, pelo menos, garantiu-me que seu nome estará “à disposição do PT”.

 

Ok, ok. Ele não poderia dizer coisa diferente. No entanto, e agora quem fala sou eu: Pimenta só será candidato à sucessão de Valdeci Oliveira se a situação estiver muito complicada, no âmbito interno. Mas, definitivamente, não me parece ser a prefeitura municipal o sonho do colega jornalista e hoje político profissional dos mais competentes. Antes,  seu projeto pessoal é nacional. Ou, na pior das hipóteses, com uma escala estadual. Como? O futuro vai dizer.

 

No entanto, em nível local, uma eventual candidatura a prefeito só se dará, por exemplo, se o PT não se entender em torno de outro nome – que seria o de Werner Rempel. Ou que, conjunturalmente, for interessante contrapor Pimenta a Cezar Schirmer. Este, do PMDB, não tem muita alternativa, do ponto de vista político. Depois de ser suplente de deputado federal (no exercício do cargo pela vinda do titular Osmar Terra para a secretaria de Saúde), a Schirmer interessa Santa Maria. Além de sonho pessoal de longa data, a conquista do Executivo Municipal, neste momento, também significaria a retomada de uma carreira política vitoriosa.

 

Já Pimenta, não. O negócio dele é outro. Influenciar nas questões nacionais. E são dois os focos visíveis a merecer a atenção do deputado. Um, a questão dos transgênicos, que têm nele um defensor extremado. Outro, a segurança pública. Além de ter sido relator da CPI do Tráfico de Armas, Pimenta é um dos mais profícuos produtores de projetos de lei nessa área. Um deles, que mereceu nota aqui (confira as sugestões de leitura, abaixo), é o que propõe tornar legalmente hediondos, os crimes cometidos contra agentes judiciais ou de segurança.

 

Resumindo: além de um e outro, quem mais acredita que o projeto de Paulo Pimenta é municipal? Hein?

 

SUGESTÃO DE LEITURA –  leia aqui a íntegra do artigo “Crimes covardes”, do deputado Paulo Pimenta, publicado no site especializado Congresso em Foco.

E confira aqui a nota “Segurança. Pimenta quer lei que torne hediondo crime contra policial e agente penitenciário”, publicada neste site na última terça-feira, 20 de março.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo