Destaque

EDUCAÇÃO. Magistério em greve avalia proposta que governo apresentou sexta. Reunião é em Porto Alegre

Em Santa Maria, docentes estaduais em greve, por suas lideranças, mantêm ocupação na sede da Coordenadoria Regional de Educação
Em Santa Maria, docentes estaduais em greve, por suas lideranças, mantêm ocupação na sede da Coordenadoria Regional de Educação

Na sexta-feira, o grupo de professores em greve que estava acampado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, se retirou do local. Isso ocorreu após a entrega de uma proposta pelo Governo do Estado – ainda que ela não contemple reajuste salarial.

Em Santa Maria, os professores se mantêm mobilizados e ocupando a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Nesta segunda, a programação prevê uma “vigília” na parte da manhã e reunião no início da tarde, exatamente quando estiver ocorrendo o encontro do comando de greve, na capital. Aliás, especificamente sobre isso, vale conferir o material originalmente publicado na versão online do jornal Zero Hora. A reportagem é de Eduardo Rosa, com foto de Maiquel Rosauro (Divulgação CPERS/SM). Acompanhe:

Comando de Greve do CPERS avalia proposta do governo nesta segunda

…Às 14h desta segunda-feira, o comando de greve do Cpers se reúne para avaliar a proposta apresentada pelo governo do Estado. O documento, que objetiva o retorno das aulas, foi entregue aos educadores na última sexta-feira, em uma reunião que contou com a presença dos secretários Luís Antônio Alcoba de Freitas (Educação) e Carlos Búrigo (Secretaria-Geral de Governo), além do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (PMDB).

Ainda na sexta-feira, a proposta foi distribuída aos 42 núcleos do sindicato no Rio Grande do Sul — em cada um deles, o texto é discutido, e a avaliação, comunicada ao comando de greve. O fim da paralisação só é decretado por meio de assembleia geral, instância máxima da categoria, que é chamada quando há uma interpretação de que as negociações chegaram ao limite ou a proposta do Executivo agrada os professores.

– Amanhã (segunda-feira), devemos começar a ter o retorno (dos núcleos) — conta a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.

O documento elaborado pelo governo inclui a revogação de uma portaria para instalação da comissão que faria a análise dos critérios de concessão de adicional por difícil acesso. A Secretaria da Educação (Seduc) solicitou a elaboração de um calendário de recuperação das aulas para que não haja desconto nos contracheques por dias parados. O reajuste salarial não está contemplado na proposta — conforme Alcoba, o governo apresentou uma proposta que pode ser atendida, e a questão financeira do Estado inviabilizaria um aumento salarial.

A reunião de sexta-feira entre o comando de greve e representantes do Executivo foi uma condição para o Cpers deixar o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), ocupado por quatro dias.  

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI (se você for assinante do jornal ou não tiver esgotado a quota de 10 notas gratuitas mensais).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo