CidadaniaPrefeitura

EFEITO DO FRIO. Aumenta atividade de equipe da Prefeitura que presta assistência a moradores de rua

Por VERA JACQUES (com foto de Arquivo da AIPM), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Equipe de acolhimento da Prefeitura percorre as ruas e presta assistência
Equipe de acolhimento da Prefeitura percorre as ruas e presta assistência

Desde dezembro de 2015, a Secretaria de Município de Desenvolvimento Social intensificou o trabalho de abordagem e mapeamento de pessoas em vulnerabilidade social, que moram na rua. O levantamento indica os locais da cidade onde costuma ter mais concentração de pessoas em situação de rua. Esses pontos, localizados principalmente no centro da cidade e em praças públicas, são percorridos diariamente, das 17h às 22h, pelo Serviço de Acolhimento de Adultos, da Casa de Passagem. “A equipe faz uma abordagem onde as pessoas costumam ficar”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer.

De acordo com a secretária, o mapeamento identificou cerca de 12 a 15 pessoas que costumam ter um hábito de rua, no entanto, outras surgem eventualmente, como pessoas de outros municípios e usuários de drogas. A equipe apresenta para estas pessoas as possibilidades de ajuda, inclusive de acolhimento na Casa de Passagem, onde podem dormir, receber alimentação, higiene pessoal e orientações sobre documentação e mercado de trabalho. “Lá é apresentado o serviço com todas as suas possibilidades, mas às vezes a pessoa não quer ir para o Albergue”, argumenta Margarida.

A partir do início deste mês, com as temperaturas muito baixas, aumentou a demanda da abordagem.. “A gente se preocupa que estas pessoas não fiquem vulneráveis, expostas ao frio”. Em consequência, nesta quinta-feira (09), a Casa de Passagem estava com cerca de 35 pessoas acolhidas. A titular da pasta do Desenvolvimento Social acrescenta que o acolhimento é, no máximo, por 30 dias. “As pessoas recebem toda uma orientação de Assistentes Sociais para que recuperem as possibilidades de ter sua vida autônoma, comunitária”, acentua Margarida.

A equipe de Acolhimento é formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais. As pessoas que necessitarem de ajuda podem procurar pessoalmente a Casa de Passagem, que fica localizada na Rua 7 de Setembro, 806. Os telefones para contato são: 30151518 e 84054175.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo