Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Por que Santa Maria tem tanta dificuldade para atrair indústrias?

POSTADO POR MAIQUEL ROSAURO

Por que a região Central do Estado não é industrializada?

Por que é tão difícil trazer grandes empresas para Santa Maria?

A localização privilegiada do município não deveria ajudar neste processo?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Luiz :
    Agradeço ao editor, mas infelizmente tenho que me eximir do debate neste momento, pois estou rumando à Capital (3:30 horas, se não parar…) e retorno na 2ª feira.
    Fica aos debatedores a provocação de levar adiante o tema… (NOTA DO SÍTIO – na verdade, Luiz, o objetivo não é que imediatamente se discuta isso, nem que seja nesse espaço – que, por mais amplo que seja, e é, ainda contém limitações -, mas que seja permanente. A propósito, pelo menos um naco do assunto poderá ser alvo de um debate que estamos preparando para comemorar os seis anos deste, modéstia às favas, democrático site de internet, em abril)

    Acht!

    Seo Luizzz, 3 horras e meia para ir a Borto Algre quer tisser que o zenhor nön vai resbietar os 80 km/h… a schente nao pode griticar os outros e logo tisser que vai gometer uma invrassón…

    Borto Alecre fica a guadro horras e meia pois eu resbeito as inticaçons de velocidade, até quando tissem para retuçir a 60 km/h..

  2. Leandro Passos Rodrigues :
    Vamos elogiar então já que o Roberto reclamou (não sei se é o nome verdadeiro, mas está no direito dele). Parabéns a todos os prefeitos de Santa Maria que resolveram o problema da saúde que está muito perfeita na cidade. Parabéns ao Schirmer por não fazer a licitação para o transporte público sem uma explicação plausível e permitir o aumento das passagens já que as empresas de ônibus cumpriram todas as melhorias previstas e no prazo, ah e parabéns ao prefeito por aparecer na audiência com os estudantes, por proibir os protestos dos “baderneiros” que movimentam a economia da nossa cidade. Parabéns pela obras na Rio Branco que vai ficar muito bonita e ensolarada, ótima para sentarmos e tomar um banho de sol. Parabéns ao Secretário da Saúde por toda a sua experiência na administração pública e na saúde melhorando-a para nós os cidadãos. Parabéns a vista grossa da Prefeitura para a Central da Pirataria no Independência. Será que a procuradora do munícipio esqueceu do artigo do código penal que fala da Pirataria?
    </blockquote
    Sim, meu caro passos, é meu verdadeiro nome, ainda bem que o espaço é democrático (muito se alardeia). Ah, tudo começou em janeiro de 2009, pois antes estávamos no paraíso, pirataria, problemas na saúde, buracos nas ruas, tudo iniciou em 01/01/2009. Afinal os secretários eram todos doutos, só a nata em formação acadêmica, promessas de campanha foram cumpridas (já que o povo tem memória curta, pelo menos uma eu lembro: na campanha de 2000: "vou reduzir o número de CC da Prefeitura, e quando saiu em 2008, quantos eram em comparação com os do Oswaldo Nascimento). Para não voltar tanto no tempo, de 2001 a 2009, o paraíso na terra era em Santa Maria. Era tudo tão bom com a PTzada que o povo disse não nas urnas. Como se explica isso? Quer falar em protestos: não vi quase protestos daquela entidade de estudantes no caso do ENEM? ah, mas era contra o governo federal (de que partido mesmo?). Só para provar que são massa de manobra. (claro, ressalvadas raras excessões). Um abraço à audiência, sem fugir do debate, Roberto dos Santos

  3. Voltando ao Passado…
    Setembro de 2008,
    Na Praça Saldanha Marinho, em cima de um carro de som, o então Pre-Candidato a Prefeito DevagarSchirmer, falava no migrofone, mais ou menos assim:
    ¨ No meu Governo, se for eleito, vamos trazer mais Industrias, gerar mais emprego, para que nossos filhos não tenham que ir embora de Santa Maria ¨… ( Muito bem alguém gritava )… Quem não Lembra !!!
    Hoje no Presente…
    Fevereiro de 2011,
    Enfim, surge a primeira GRANDE Industria do atual Prefeito, DevagarSchirmer… Industria ???
    Uma ¨ OFICINA ¨ para reformar Blindados. ( Ninguém vai gritar )…
    ATENÇÃO: Preparar, Apontar, FOGO… BUUUUUMMMMM…
    Que mira !!! Acertou num BALÃO…

  4. Pergutem ao Schirmer,ele seria o prefeito do emprego e do desenvolvimento atraindo grandes indústrias para Santa Maria,ou a culpa é do valdeci?

  5. Agradeço ao editor, mas infelizmente tenho que me eximir do debate neste momento, pois estou rumando à Capital (3:30 horas, se não parar…) e retorno na 2ª feira.

    Fica aos debatedores a provocação de levar adiante o tema… (NOTA DO SÍTIO – na verdade, Luiz, o objetivo não é que imediatamente se discuta isso, nem que seja nesse espaço – que, por mais amplo que seja, e é, ainda contém limitações -, mas que seja permanente. A propósito, pelo menos um naco do assunto poderá ser alvo de um debate que estamos preparando para comemorar os seis anos deste, modéstia às favas, democrático site de internet, em abril)

  6. Vamos por partes:

    Por que a região Central do Estado não é industrializada?
    Porque durante décadas foi refém do conservadorismo local e da conveniente esperteza das regiões industrualizadas.
    Isto levou a que somente há pouco tempo (e ainda de maneira incipiente) a cidade esteja se abrindo para agir e interagir com a UFSM e outras instâncias de excelência, possibilitando assim o desenvolvimento de potencialidades locais quase sempre esquecidas, sabotadas ou desconsideradas.

    Por que é tão difícil trazer grandes empresas para Santa Maria?
    Uma das razões principais é de atratividade (é raríssima a interiorização de indústrias e a maioria dos empreendedores emergentes procura ficar próximos das capitais e centros de exportação), praticidade (Santa Maria fica no centro do Estado… e aos olhos dos grandes empreendedores é praticamente “um lugarzinho no meio do nada”…) e custos com a logística de transportes, pois pólos situados em regiões mais próximas fisicamente dos grandes centros de consumo ou exportação acabam levando significativa vantagem competitiva, principalmente em ítens de indústria pesada, linha branca, etc…
    É por isto que hoje podemos considerar o sucateamento do transporte por trilhos um dos maiores crimes cometidos contra a região central, pois a transformou em escrava do transporte rodoviário, que é o mais caro e menos eficiente que existe.
    Assim sendo, considero que a matriz industrial de Santa Maria teria necessariamente que se voltar à excelência tecnológica, que não exige logística física de grande porte, já que pode ser comercializada à distância, “on line” ou remetida fisicamente por canais de rápido fluxo, como SEDEX e outros.

    A localização privilegiada do município não deveria ajudar neste processo?
    Esta é uma das mentiras mais repetidas na cidade, e que por isto mesmo acaba ganhando ares de verdade absoluta.
    Fato:
    SANTA MARIA NÃO TEM LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA, pois fica a pelo menos 300 km de todos os demais centros de potencial excelência no Estado (Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, Pelotas, Vale dos Sinos, Pólo Petroquímico, serra turística, só para citar alguns), e como é uma cidade de baixa importância econômica, não possui linhas regulares de vôo para essas cidades (sem citar São Paulo e outros pólos industriais relevantes), o que prejudica a interação e obriga qualquer empreendedor santamariense – por exemplo – a perder pelo menos 8 horas de um dia para ir e voltar à capital do Estado, 10 horas para ir e voltar ao polo metal-mecânico de Caxias do Sul ou 9 horas para ir e voltar ao porto de Rio Grande.
    Esta “desvantagem competitiva” corrobora ainda mais a sinalização de que a cidade deveria se voltar para a tecnologia de ponta, deixando de lado a idéia de “fabricar” bens físicos que exigiriam estrutura que a cidade e região não podem oferecer (pelo menos a médio e longo prazo) e investindo na idéia de “criar” instrumentos de suporte às diferentes necessidades das empresas, aproveitando a expertise das inteligências desenvolvidas na UFSM e outros espaços de excelência.

    Esta é uma forma de ver as coisas… apesar de considerar que ainda (infelizmente) predomina na cidade a confortável (e ao mesmo tempo escravizante) visão de que as verbas públicas vindas das estruturas estatais aqui instaladas e os salários e soldos que mensalmente “caem do céu” são suficientes para chegarmos à Santa Maria do futuro.
    O problema é que este futuro não tem chegado nunca…

    (NOTA DO SÍTIO – o editor, mesmo em férias – que, por sinal, se aproximam do fim -, não resistiu a comentar o texto do Luiz. Para dizer que ele é uma excelente base para ampliar o debate. São pontos importantes, os citados pelo leitor, e que normalmente deixam de ser contemplados numa discussão séria a respeito. O editor não necessariamente concorda com tudo o que está publicado. Mas entende que esse pode ser o caminho da boa discussão. Por que não continuá-la. Que tal?)

  7. Vamos elogiar então já que o Roberto reclamou (não sei se é o nome verdadeiro, mas está no direito dele). Parabéns a todos os prefeitos de Santa Maria que resolveram o problema da saúde que está muito perfeita na cidade. Parabéns ao Schirmer por não fazer a licitação para o transporte público sem uma explicação plausível e permitir o aumento das passagens já que as empresas de ônibus cumpriram todas as melhorias previstas e no prazo, ah e parabéns ao prefeito por aparecer na audiência com os estudantes, por proibir os protestos dos “baderneiros” que movimentam a economia da nossa cidade. Parabéns pela obras na Rio Branco que vai ficar muito bonita e ensolarada, ótima para sentarmos e tomar um banho de sol. Parabéns ao Secretário da Saúde por toda a sua experiência na administração pública e na saúde melhorando-a para nós os cidadãos. Parabéns a vista grossa da Prefeitura para a Central da Pirataria no Independência. Será que a procuradora do munícipio esqueceu do artigo do código penal que fala da Pirataria?

  8. Temos que acabar com o negativismo, pois cada ação do poder público (sem fazer gênero de grau: boa ou má) só há crítica nefastas, ou seja, nada que venha da Venâncio Aires,2277, nada mesmo, é elogiado. Como se todas as administrações anteriores não erraram nunca, como se sempre fizeram o correto, como se tudo que pode estar acontecendo de errado hoje, começou em janeiro de 2009. Tanto reclamam, que parece que vivíamos num paraíso, pelo menos entre 2001 e 2008. Aí fica a questão fundamental: se tudo era “as mil maravilhas” como se explica o resultado do último pleito eleitoral municipal, porque elegeram a Administração Schirmer/Farret? que a meu ver trabalha tanto quanto (em certo aspectos, até mais) as administrações anteriores (posso falar com conhecimento de causa). Vamos, que venham as respostas, as citações, um abraço à audiência!

  9. Porque falta um marketing de nossa cidade para as empresas de fora terem um porque virem se instalar aqui, boa vontade não ajuda nessa horas, tem que saber vender o peixe, e o nosso peixe é facil de vender, basta saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo