Destaque

EVENTO. Festa Junina e Mateada levam cerca de mil ao Centro de Convivência 21 de Abril, na domingueira

Prefeitura, que organizou o evento desta tarde, comemora a presença de cerca de mil pessoas, na comemoração dos dois meses da…
Prefeitura, que organizou o evento desta tarde, comemora a presença de cerca de mil pessoas, na comemoração dos dois meses da…

Por VERA JACQUES (texto) e RODRIGO THIEL (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A quadra de esportes do Centro de Convivência 21 de Abril, no Bairro Itararé, recebeu cerca de mil pessoas, na tarde deste domingo (19), para a 1ª Festa Junina e Mateada. O evento, que comemorou os dois meses de reinauguração do espaço, foi realizado pela Prefeitura de Santa Maria. Participaram moradores do bairro, usuários das oficinas e serviços promovidos pelo Centro, e o público de outros locais da cidade.

Também estavam presentes os secretários de Cultura, Marília Chartune Teixeira, de Educação, Silvana Guerino, de Mobilidade Urbana, Sílvio Souza, de Comunicação e Programação Institucional, Rogério Assis Brasil, de habitação e regularização Fundiária, Wagner Bittencourt e do Meio Ambiente, Antonio Carlos de Lemos. A festa foi organizada pelo coordenador do espaço, Gardel Silveira.

Para entrar no clima da festa junina, a quadra foi toda decorada com bandeirinhas de São João e músicas típicas deram o tom do evento. Outra atração foram as guloseimas tradicionais, como pipoca, cachorro quente, quentão, docinho de amendoim, carapinha, paçoquinha, algodão doce, pizza e muito mais. Com o apoio da ervateira Chimango foi possível disponibilizar ao público água quente para o chimarrão. No hall de entrada, bonecos caracterizados de caipiras esperavam o público para as fotos.

De acordo com Gardel Silveira, o objetivo do evento é integrar a comunidade e ocupar o espaço que foi restaurado e entregue à população. O coordenador contabiliza que nestes dois meses já são oferecidas cerca de 15 oficinas ao público, com diferentes atividades, como capoeira, grupo de terceira idade, zumba, pilates e ginástica. “Por semana temos um público de cerca de 500 pessoas que passam pelo espaço”, avalia Silveira.

Em relação à festa de São João, o coordenador explica que é um resgate das antigas festas juninas que o “Clube 21 de Abril” oferecia aos moradores do bairro, nos seus “tempos áureos”. Gardel ressalta ainda, a parceria com o Projeto Leitura do Coração, da Secretaria de Município da Educação (Smed), com o Ônibus da Leitura e projeto Malhando o Cérebro, de Xadrez, que ficaram à disposição do público, na entrada do Centro de Convivência.

Ao finalizar, o coordenador agradece a contribuição do público com a doação espontânea de alimentos não perecíveis, na entrada da festa, que serão encaminhados ao Gabinete da Primeira-Dama, para doação às famílias carentes cadastradas junto à Prefeitura.

…reabertura do Centro de Convivência 21 de Abril, no Itararé. Entre as atrações, muita dança, na Festa Junina, acompanhada de Mateada
…reabertura do Centro de Convivência 21 de Abril, no Itararé. Entre as atrações, muita dança, na Festa Junina, acompanhada de Mateada

Evento para somar à programação do município

Na opinião da secretária de Cultura, Marília Chartune Teixeira, o mais importante é a participação das entidades que estão usufruindo do espaço e colaborando com atividades no local.  “E hoje estão aqui para fazer parte desta grande festa. Houve a adesão de várias entidades e de pessoas que vieram porque o espaço é muito bom”, avalia Marília. Para a secretária, o evento veio somar dentro da programação cultural do município.

Público e comerciantes aprovam o evento

A aposentada Ivonete da Silva Haag mora no bairro Itararé há quase 60 anos. Participou de muitas festas no antigo Clube 21 de Abril e hoje participa do Grupo Vida Ativa, de Terapia Ocupacional. Na 1ª Festa Junina e Mateada, Ivonete ficou responsável pela venda de cachorro quente, atividade que executou com muita alegria. “Estou muito lisonjeada, porque voltei aos meus 16 anos, quando eu dançava aqui. Agora faço ginástica e agradeço muito à Prefeitura que nos devolveu este espaço”, comemora a aposentada. “Foi um resgate incrível, extraordinário para o bairro”, conclui.

Mais conhecido como “Cigano”, Ibis Jorge Fernandes Vieira vendeu pipoca sem gordura para os participantes da festa. Cigano disse que o evento estava muito bom. “Foi uma festa bem organizada. Esperamos ter mais festas por aqui”, declara Vieira.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo