Destaque

KISS. Presidente da Associação de Familiares fala na Câmara, relembra “CPI” e cobra forte dos vereadores

Sérgio da Silva, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, ontem : “nós não criamos fatos, nem provas, só pedimos respostas!”
Sérgio da Silva, na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, ontem : “nós não criamos fatos, nem provas, só pedimos respostas!”

Por LUIZ ROESE (especial), com foto da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

O espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria foi ocupado pelo presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva, na sessão de terça-feira (15). Ele aproveitou para cobrar uma posição dos legisladores santa-marienses e também falou sobre o trabalho desenvolvido pela AVTSM pouco mais de três anos depois da tragédia de 27 de janeiro de 2013 na Boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas, a grande maioria jovens.

No inicio da sua fala, o presidente chegou a chamar a atenção da vereadora Anita Costa Beber, que estava conversando enquanto ele falava. Durante seu pronunciamento, Sérgio destacou que a ATVSM cobra das autoridades municipais, estaduais e federais a responsabilização de todos os envolvidos na tragédia da boate Kiss.  “Queremos respostas. Ninguém aqui disse que somente uma instituição está errada. Nós vamos cobrar, doa a quem doer”, comentou.
O presidente da AVTSM, falando diretamente aos vereadores,também manifestou-se dizendo entender que o Legislativo não saldou a dívida com a Associação. Conforme Sérgio, a CPI instalada para investigar as causas das tragédias não teria feito trabalho sério. “Essa legislatura que se encerra no final do ano falhou”, ponderou, acrescentando que a AVTSM tem a convicção de que a responsabilidade de 242 mortes passa por irresponsabilidades políticas e administrativas.

“Quando os familiares, em 2013, apoiados por vários segmentos da sociedade, ocuparam por dias o plenário desta Câmara, foi em um gesto de indignação porque entendemos que, naquele momento, a CPI aqui instalada para investigar as causas da tragédia, formado por vereadores da base de apoio do governo, não estava fazendo um esforço realmente sério para apontar os desmandos que levaram a que a boate funcionasse do jeito que funcionava, culminando na tragédia. Nós, familiares, não criamos fatos, nem provas, só pedimos respostas!”, declarou o presidente na Tribuna Popular, citando ainda o fato de o Ministério Público ter processado pais de vítimas por calúnia.

Sérgio ainda acrescentou: “É preciso usar de sinceridade com os senhores. Muitos daqui nos tratam bem, se solidarizam conosco, nos apóiam de diversas formas, mas, quanto à essência política do Poder Legislativo, que é fiscalizar o Executivo, tomar iniciativas para punir desmandos dos demais poderes, nós da AVTSM entendemos que esta Casa, que esta legislatura que se encerra final do ano, falhou não somente com as famílias, mas com toda a sociedade santa-mariense. A CPI, que em nada de concreto resultou, fragilizou o Poder Legislativo de Santa Maria perante a sociedade. Infelizmente, o que percebemos na prática, da forma mais dura possível, é que a política tem muitos lados. Quando um governante não tem maioria parlamentar, ele pode ser derrubado. Mas, quando esse governo tem a maioria dos parlamentares que o apoiam, aí, por mais que seja a situação constrangedora, a desgraça que acontece por baixo das barbas desse governo, ele consegue se safar politicamente”.

Vale lembrar que o relatório final da CPI da Kiss sugeriu mudanças na estrutura organizacional do governo municipal no recebimento de documentos e na fiscalização de novos empreendimentos, mas não apontou responsáveis diretamente ligados à prefeitura pelo incêndio na boate. A CPI da Câmara foi desenvolvida durante quatro meses, em 2013.

Na sua fala, Sérgio sugeriu ainda aos vereadores que auxiliem a ser feita “uma Santa Maria melhor e mais segura”. Ele informou que, apesar da tragédia da Kiss, algumas boates ainda são semelhantes a um confinamento. Ao final, o presidente também exibiu um vídeo com imagens das vítimas da tragédia da Kiss.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo