LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e Assembleia, Sala de Debate no site, “puxadinhos”, contra Gripe A, Cacism
* Desde esta segunda-feira, e sempre no início da noite, o leitor deste site terá mais conteúdo à disposição. No caso, a íntegra do programa Sala de Debate, numa parceria com a rádio Antena 1.
* A emissora mantém um dos mais cultuados espaços para a discussão radiofônica em Santa Maria. No primeiro programa retransmitido (disponível AQUI), participaram os convidados Walter Jobim Neto, Elvandir José da Costa, Alfeu Bisaque Pereira e Luiz Ernani Araújo.
* Afora um requerimento e várias moções, exceto por algum acordo de lideranças partidárias, apenas dois projetos serão votados na sessão desta terça, na Câmara de Vereadores.
* Conforme o Boletim Legislativo 32/2016 (AQUI), que traz a Ordem do Dia, em segunda e definitiva votação serão apreciados (e o editor aposta que haverá aprovação) dois projetos da vereadora peemedebista Marta Zanella.
* Um deles institui o “Dezembro Vermelho”, e o outro institui e também inclui no calendário oficial o “Dia Municipal de Conscientização e Orintação do Lúpus Erimatoso Sistêmico (LES)”.
* Já na Assembleia, há 21 PROPOSIÇÕES em condições de ser votadas pelos deputados, na sessão desta terça. A grande maioria é de iniciativa de parlamentares, mas há também propostas do Executivo, de Comissões internas, da Mesa Diretora e da Procuradoria-Geral do Estado.
* Acontece na próxima terça, 28, o tradicional Jantar dos Destaques, promoção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).
* No salão Ouro Preto, a partir das 8 da noite, serão comemorados os 11 anos da entidade e entregues as distinções merecidas por Verdes Vale (destaque Comércio), BK Construções (destaque Indústria), Ponto de Cinema (destaque Prestação de Serviços) e Cláudio Zappe (Empresário do Ano).
* Quem desejar maiores informações, inclusive sobre como participar do evento, pode fazê-lo através do telephone (55) 3222-7600 ou pelo email [email protected].
* Aconteceu na tarde passada, em promoção da Comissão de Saúde da Assembleia e do Legislativo Municipal, uma audiência pública sobre a Gripe A. No encontro, resumidamente, uma questão se destacou, na opinião deste editor.
* Qual? A necessidade de ampliar ainda mais a imunização dos cidadãos, de maneira que se torne universal. E, diga-se, a ideia é bem recebida pelas autoridades de saúde.
* Selena Michels, da Prefeitura, por exemplo, disse que “Toda a população deve ter direito de se prevenir do vírus. São os estudos epidemiológicos analisam quais grupos estão mais expostos ao contagio do virus”, no processo hoje existente.
* Mas há, claro, também outras opiniões expressas no evento coordenado pelo deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde da AL. Você pode encontrá-las AQUI.
* No plantão realizado pela Prefeitura, no final de semana, mais de 500 protocolos foram efetuados, de cidadãos interessados em regularizar as suas edificações, de acordo com a Lei Municipal 5936. Eles esticeram no setor de atndimento da Central de Análise de Aprovação de Projetos (CAP).
* Agora, quem não regularizou, poderá buscar sua carta de habitação, junto à CAP, que fica no andar térreo do Centro Administrativo, segundo a superintendente do setor, arquiteta Ana Paula Barros.
* Todas as informações acerca do que aconteceu no final de semana, além de outros detalhes, podem ser encontrados em material específico, produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, com texto de Fabrício Minussi (AQUI).
Por falta de ruas para batizar, edis estão colorindo o calendário.