MAIS UMA. Agora são oito as escolas ocupadas em Santa Maria. Maneco aderiu ao movimento dos alunos
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/SM
O Colégio Manoel Ribas (Maneco), em Santa Maria, foi ocupada ontem (8) pelos alunos do Grêmio Estudantil da instituição. Outras sete escolas da cidade também estão ocupadas: Cilon Rosa, Augusto Ruschi, Margarida Lopes, Tancredo Neves, Olavo Bilac, Maria Rocha e Walter Jobim.
Na região, a Escola Bom Conselho, em Silveira Martins, e o Colégio Estadual São Sepé, em São Sepé, também seguem ocupados pelos estudantes.
Ontem à tarde, antes da ocupação, o Grêmio Estudantil do Maneco realizou o Segundo Grande Ato em Defesa da Educação Pública (o primeiro foi realizado em 23 de maio). A atividade teve início em frente à instituição e foi encerrada na Praça Saldanha Marinho.
O ato intensificou a luta contra o sucateamento da educação pública e também objetivou banir as PLs 44 e 257, ressarcir o salário dos educadores e exigir o repasse de verbas em dia para a educação.
Entre as pautas específicas, os alunos do Maneco reivindicam um local apropriado para recebimento e distribuição de merenda (um refeitório) no colégio e a abertura do ginásio para a realização de aulas de educação física em dias de chuva.
Mais informações sobre a ocupação do Maneco neste link: https://www.facebook.com/gremiomaneco2016.
A greve dos professores estaduais teve início em 13 de maio e não tem data para ser encerrada.
Para nada. Greve nas escolas nunca deu em nada. Há 35 anos é assim.
E vai dar alguma coisa agora com um tremendo déficit que não vai ser resolvido tão cedo?
Essa gente precisa “se tocar”.
RS tem pouco mais de 1000 escolas estaduais de ensino médio. Paralisação? “O povo unido jamais será vencido”, vamos ver no que vai dar.