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NOVO CENÁRIO. Fluxo das obras ao longo de 18 km mudam ‘cara’ das estradas no entorno de Santa Maria

É preciso atenção no Trevo do Castelinho: fluxo foi deslocado para a direita e há estreitamento na pista devido à construção do viaduto
É preciso atenção no Trevo do Castelinho: fluxo foi deslocado para a direita e há estreitamento na pista devido à construção do viaduto

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

Em dezembro de 2014 iniciaram as obras da travessia urbana de Santa Maria. A infraestrutura visa o desenvolvimento logístico e melhorar o fluxo nos 14,5 quilômetros de extensão da obra. Além das pistas duplicadas, pelos menos 16 viadutos serão construídos. Após as finalizações dos canteiros de obras em Santa Maria, a cidade ganhará maior mobilidade, com menos congestionamento devido à duplicação das vias e maior fluxo de veículos, entre outras melhorias.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS) lembra que a Travessia Urbana visa ainda a construção de canteiros, calçadas, bem como ruas laterais. Estas trarão fluxo no trânsito, além de maior segurança aos motoristas. Outra situação que trará benefícios aos motoristas, mas que exigirá complexidade na obra, é no trevo da Uglione. No local haverá três níveis de vias, rotatória e viadutos elevados.

Outro ponto que deve ser destacado e que trará benefícios ao município é a conclusão dos 4,3 quilômetros da duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509). Nesta obra também é previsto um viaduto, cuja construçaõ iniciou ontem.

A conclusão da Travessia Urbana é para o final de 2018. O conjunto de obras está orçado em R$ 309 milhões. Serão duplicados trechos das BRs 287 e 158, além da construção dos 16 viadutos. Já a duplicação dos 4,3 quilômetros da ERS-509 está prevista para ser concluída no final do próximo ano, data semelhante a da finalização das obras do viaduto sobre a Avenida Osvaldo Cruz.

Após o término das obras, a expectativa é de melhoria significativa nos acessos a Santa Maria. Os congestionamentos devem diminuir e, assim, reduzir o tempo que se leva, hoje, para ir ou vir de bairros mais distantes. As duplicações também devem melhorar a segurança dos motoristas.

Construções modificarão o trânsito

Com as obras e especialmente a construção dos viadutos no Trevo do Castelinho e da Faixa Velha a previsão é que, temporariamente, o trânsito fique mais lento para quem seguir no sentido Centro-camobi. Isso porque o trânsito será interrompido em alguns trechos (Trevo do Castelinho) ou desviado em outros (Avenida Osvaldo Cruz). Atenção redobrada nos horários de pico, visto que o fluxo de veículos é intenso devido aos deslocamentos à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No Trevo do Castelinho, o fluxo foi deslocado para a direita e há estreitamento na pista devido à construção do viaduto. O Dnit alerta para o intenso movimento de caminhões desde ontem, pois conforme o Consórcio Continental/Sogel, teve início o depósito das vigas que serão instaladas para construir o futuro viaduto. Com a nova etapa da obra, existe a possibilidade de interrupção parcial do trânsito.

Na Faixa Velha de Camobi está a obra do viaduto da Avenida Osvaldo Cruz. Neste caso começam a ser instaladas estacas na pista.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) salienta que no final de semana ocorrerá a interdição definitiva da via principal da ERS-509. No sentido bairro-centro, os motoristas precisam dobrar à direita e seguir até o trevo da Avenida Nossa Senhora das Dores.

O contrato de execução do viaduto foi assinado em 16 de abril e o prazo de execução é de um ano. O valor orçado é de R$ 2,6 milhões e o viaduto terá tem 58 metros de extensão.

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