COLUNA. Nesta segunda, em A Razão, a pesquisa e o turno final, que já está no horizonte dos candidatos
![Fabiano, Bisogno e Rempel e a sua missão primeira: chegar ao segundo turno. Depois, a luta é outra (montagem sobre Reproduções)](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/07/trio-de-segundos-para-coluna-CLAUDEMIR-site-1.jpg)
“…A pesquisa é o grande tema. Sempre tendo claro que se trata do retrato deste momento, com a campanha à frente, a liderança de Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) é relativamente tranquila. O que não quer dizer definitiva.
Mas, sobre isso, a coluna tratou no sábado. Fiquemos, agora, com a novidade deste pleito: o segundo turno. O levantamento, inclusive, deixou claro: só um cataclisma, hoje impossível de prever, a rodada final virá. Com quem? Hoje, os finalistas seriam Pozzobom e Valdeci que, e talvez essa seja surpresa para muitos (exceto para quem “lê” os bastidores), estão, por conta da margem de erro, no limite do empate técnico…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Vamos de novo. Fabiano, Marcelo e Werner perderiam tanto para Valdeci quanto para Pozzobom porque já não têm votos para ir para o segundo turno para começo de conversa. Estes cenários são pesquisados por que não é conhecido o resultado da pesquisa de antemão. E são publicados para os interessados não encherem os pacová.
Problema é que com Pozzobom no segundo turno sem Valdeci (ou vice-versa) altera-se o cenário. PT apoiando Werner ou Marcelo não é algo impossível. Apoiar informalmente Fabiano também não é. PSDB provavelmente negociaria apoio com todos estando fora do segundo turno.
Pesquisa eleitoral é como fotochart no turfe.