Destaque

ELEIÇÕES. Justiça divulga informações finais sobre o eleitorado. Em Santa Maria, mulheres são 54% do total

Em entrevista, Gilmar Mendes anunciou os números nacionais pré-pleito e mostrou preocupação com o atraso no registro das candidaturas
Em entrevista, Gilmar Mendes anunciou os números nacionais pré-pleito e mostrou preocupação com o atraso no registro das candidaturas

Santa Maria tem exatos 203.043 eleitores inscritos em suas três zonas eleitorais e estão aptos a votar em 2 de outubro. Mais uma vez comprova-se a maioria feminina, que, na prática, é capaz de decidir o pleito. As mulheres são 54% do total do eleitorado: 109.407. Os homens são cerca de 16 mil menos: exatos 93.636.

Se isso não chega a ser exatamente uma novidade, afinal as mulheres, há alguns pleitos já, são maioria, há uma novidade, no pleito de 2016. Embora não tenha havido recadastramento oficial, muitos foram os santa-marienses que foram à Justiça, pelos mais diversos motivos, e refizeram seu título – já na modalidade biométrica.

Vai daí que, neste ano, 25,5% do eleitorado está apto a votar com sua impressão digital. São 41.677 eleitores biométricos, contra os 161.366 ainda inscritos sob o método tradicional.

Todas essas informações, e também outras, como a divisão por faixa etária, por exemplo, estão DISPONÍVEIS no site do Tribunal Superior Eleitoral. E os dados gerais, do país inteiro, foram tornados públicos a partir de uma entrevista concedida pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. Para saber mais informações, inclusive a opinião do comandante nacional do pleito, confira o material da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal. A seguir:

Ministro Gilmar Mendes divulga dados oficiais sobre as Eleições Municipais 2016

O Brasil tem hoje 144.088.912 eleitores aptos a votar no próximo dia 2 de outubro. Esse e outros dados estatísticos foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em entrevista coletiva à imprensa.

“Temos cumprido o nosso compromisso de fazer esforço para que as eleições corram e ocorram com maior tranquilidade”, disse o presidente da Corte ao destacar que medidas como o reforço financeiro de R$ 150 milhões em recursos e a reposição de 90 mil novas urnas eletrônicas já foram tomadas pelo Tribunal para garantir a realização das eleições.

Ao apresentar os números oficiais do pleito, o ministro informou que o eleitorado nacional é formado por 74.459.424 mulheres (52,13%) e 68.247.598 homens (47,79%). Os eleitores com 16 e 17 anos correspondem a 2.311.120 (1,60%), e os 70 anos ou mais somam 11.352.863 (7,88%).

Sobre os municípios, São Paulo é o que possui o maior número de eleitores com 8.886.324 no total. O menor eleitorado é o de cidade de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.

Biometria

A votação com identificação totalmente biométrica (pelas impressões digitais) ocorrerá em 1.540 municípios (27,66%).

Outros 840 cidades utilizarão o sistema híbrido de identificação do eleitor. Isso significa que nessas localidades, nas quais o cadastramento ainda não é obrigatório, a verificação das impressões digitais ocorrerá apenas para eleitores que já possuem dados coletados. Os demais eleitores serão identificados da forma usual.

Portanto, 2.380 municípios do país terão urnas com identificação biométrica. O eleitorado correspondente a esses municípios soma 39.386.638 no total.

Registro de candidatura

O presidente do TSE disse que a estimativa é de que 530 mil a 580 mil candidatos disputem as eleições deste ano. Ele informou que até hoje (25), a Justiça Eleitoral recebeu 122 pedidos de registros de candidaturas o que, segundo o ministro, ainda é considerado um número muito baixo.

“Quanto mais tarde ocorre o registro, maior é a possibilidade de que haja a eleição com o registro sub judice [que ainda será analisado], por conta da demora que inevitavelmente ocorrerá nesses casos. Nós vamos, certamente, em muitos casos ter judicialização, impugnação de registros até que se chegue a um segundo grau ou alguma definição, e isso vai consumir algum tempo. De modo que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A expectativa de vida delas é maior. Imaginar que existam 16 mil mulheres com mais de 70 anos na aldeia e que não são obrigadas a votar não é totalmente um disparate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo