CAMPANHA. Bisogno faz uma caminhada, da Câmara para o Calçadão, em atividade eleitoral desta terça
Por DIOGO BRONDANI (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Candidatura
Logo após honrar compromissos na Câmara de Vereadores, o candidato à prefeitura de Santa Maria, Marcelo Bisogno, junto de candidatos a vereador pelo seu partido e apoiadores, fez uma caminhada pelo centro da cidade nesta terça-feira. Enquanto isso, o candidato a vice, Ewerton Falk, atendia a compromissos junto ao PDT estadual em Porto Alegre.
A caminhada de Bisogno iniciou na esquina da Avenida Rio Branco com a rua Vale Machado, onde ele conversou com a população, cumprimentou trabalhadores, e explanou um pouco das suas ideias para transformar Santa Maria. No Calçadão, o político seguiu sua intervenção com a distribuição de material de campanha.
À tarde, foi a vez de se dedicar a compromissos internos, como a gravação dos programas de campanha para o horário eleitoral.
Nesta quarta, haverá agenda especial ao meio-dia. Um almoço entre os candidatos do partido para comemorar o aniversário de Marcelo Bisogno. A tarde, o PDT fará homenagem em memória a Getúlio Vargas, pela passagem da morte do gaúcho há 62 anos, um dos idealizadores do trabalhismo. Será às 17h, na Avenida Rio Branco, onde está afixada a “Carta de Getúlio”.
Veja mais sobre algumas propostas de Bisogno e Falk em material da TV Campus a partir das 20h em http://tvcampus.ufsm.br/
Plano apresentado de 10 páginas. O mais puro “enrolation”.
Desenvolvimento economico endógeno: Santa Maria é uma ilha. Fortalecimento das empresas locais, do CDL para puxar a brasa para o lado da sardinha das lojas.
Montes de verbos no infinitivo sem maior detalhamento de como e com que dinheiro serão realizados os projetos.
Projeção geopolítica de Santa Maria. Papel de liderança regional, não sei se os outros municípios irão concordar.
Educação? Generalidades.
Saúde. Também equipes de saúde da familia. Rapidez nos exames, como? Tornar o sistema eficiente e eficaz através de processos e rotinas administrativas.
Diretrizes para indústria e geração de empregos. Dissipar (sic) politicas de incentivo às empresas locais. Acredito que a intenção era “dissiminar”. Aí encontrei algo interessante: dar atenção ao setor de gastronomia, com programas de atualização e modernização do setor. Um convêncio com o SENAC não seria ruim, um restaurante ou um bistrô escola.
Setor urbano. Mais regularização fundiária.
Transporte. Escreveram duas frases.
Trânsito, aquisição de radares móveis.
Secretaria de segurança, igual aos outros. Coisa de marketeiro. Constituir guarda armada para dar segurança para o cidadão. E quem vai defender o cidadão da guarda armada? Ainda não temos tiroteios no centro da cidade, nem bala perdida.
Turismo: incentivar o turismo comercial e gastronômico.
Não perderam tempo fazendo o programa. Tinham capacidade e gente para fazer melhor. Se não colocam capricho numa coisa simples, o que vai ser no gabinete depois?