CAMPANHA. Fabiano e Magali, nesta terça-feira, realizam mobilização no Residencial Leonel Brizola”
Por THASSIANI PORTO, da Assessoria de Imprensa da Coligação
Os candidatos à Prefeitura de Santa Maria pela Coligação Santa Maria que Olha Para Frente, Fabiano Pereira e Magali Marques da Rocha, realizaram na manhã desta terça-feira, 23, uma uma visita ao Residencial Leonel Brizola, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon.
Bem recebidos pelos moradores das 362 unidades habitacionais do residencial, Fabiano e Magali escutaram a comunidade e explanaram suas propostas de governo. Entre elas, a busca por mais casas populares para a cidade de Santa Maria. A candidata a vice, Magali Marques da Rocha, quando Secretaria de Habitação do Município, possibilitou que fossem entregues 2.833 casas em parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de contrapartida do município.
“O pedido de Magali foi que estabelecêssemos o compromisso de ir até Brasília, para continuarmos com essas parcerias. Buscando, assim, novas unidades habitacionais para zerar o déficit de moradia em nossa cidade. E este compromisso nós iremos cumprir”. afirmou Fabiano.
Se o secretário de habitação do município fosse Claudemir Pereira, seriam entregues 2833 casas em convêncio com a CEF via Minha Casa, Minha Vida e PAC. Não era verba da secretaria.
Falando nisto, o programa da dupla tem 12 páginas. Letra grande. Levou oito meses para fazer.
Transparência, Gestão e Participação. Transparência é obrigação, não algo discricionário. Convênio com a UFSM e o Exército, cujo orçamento é grande mas carimbado, logo o número não diz muito. Internet wi-fi pública e gratuita, não é impossível, só que tem custo alto. Escola de governo: igual a outro. Informática para agilizar alvarás: é necessário diminuir o número de alvarás. Jogar burocracia para dentro do computador não resolve o problema. Parcerias público privadas, não cita as áreas. Prefeitura presente, gabinete no térreo e uma vez por mês algo parecido com o que Valdeci quer fazer.
Saúde. Aumentar equipes de saúde da família (dinheiro?). Hospital regional não se decide aqui. Terceiro turno nos postos, falta grana. Central de diagnósticos, algo que precisa ser melhor detalhado.
Educação. Projetos contraturno escolar, grana de onde. Infraestrutura: construção de 12 ginásios (se sair dois é muito). Uniforme obrigatório e fornecido pela prefeitura (segunda parte depende de orçamento).
Segurança pública. Constituição Federal, artigo 144, par. 5° Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública […]; par. 6° As polícias militares […] aos Governadores dos Estados. Secretaria municipal de segurança pública é demagogia para gerar cabides. Municipalizar horas extras: estão puxando atribuições estaduais para o município sem a contrapartida em tributos.
Assistência social. Só blá blá blá. Feminismo idem.
Desenvolvimento urbano. Regularização fundiária, igual a Valdeci. Esta mal escrito, mas menciona coleta seletiva.
Desenvolvimento econômico. Blá blá blá e dinheiro jogado fora no Tecnoparque.
Mobilidade urbana, Como outro menciona o BRT que não se resolve aqui. Iluminação pública asfalto, etc. igual a outros.
Conseguiram esquecer a economia solidária. Nada sobra água.
Plano para inglês ver, fraco.