CULTURA. Vem aí uma nova edição do Festival do Circo. Grande parte dos espetáculos será “ao ar livre”
Por RODRIGO RICORDI (com informações do SESC e foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Na manhã desta terça-feira (23) foi dada início à segunda edição do Festival Santa Maria Sesc Circo. O evento reunirá na cidade, de 6 a 11 de setembro, artistas da arte circense para 17 apresentações na grande lona que será montada na Gare da Estação Férrea.
A cerimônia, realizada na sede do Sesc, teve a participação da secretária de Cultura Marília Chartune, representando o prefeito Cezar Schirmer. Estiveram também o Secretário de Comunicação e Programação Institucional, Rogério Assis Brasil, o gerente de Cultura do Sesc/RS, Sílvio Alves Bento, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas/SM), Ademir José da Costa, além de diversos artistas, empresários e imprensa.
Em nome do Sesc, Sílvio Bento destacou a importância do circo e o legado que o festival deixa para as pessoas. “Este evento é uma construção coletiva em que veremos a riqueza do movimento do circo contemporâneo, com uma linguagem e histórias que, com certeza, deixarão mensagens inesquecíveis ao público”, afirma Bento.
A secretária de Cultura, Marília Chartune, comentou o resultado positivo da primeira edição, realizada em 2015, que culminou na criação da Escola de Circo e na realização do evento este ano.
“O circo faz parte do Plano Municipal de Cultura e o Sesc Circo é de grande importância para a cidade. Esse ano agregamos outros segmentos como artes visuais e cinema. A prefeitura é parceira e entra com um terço do recurso. O evento do ano passado trouxe um interesse de novos atores e a criação da Escola de Circo, a qual o projeto está tramitando na Câmara de Vereadores. A cidade tem muito a ganhar. É uma oportunidade de vários grupos virem se apresentar. Santa Maria pode se tronar um pólo de produção e experimentação dessa área que é tão rica historicamente”, declarou Marília.
“Além das apresentações, em que veremos uma amostra do que está sendo produzido atualmente, a programação contempla um aspecto fundamental para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que é o incentivo ao desenvolvimento das pessoas, de novas práticas e a formação de núcleos e grupos. Nesta edição, vamos receber representantes de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, e a nossa expectativa é que haja uma troca de experiências não só com a comunidade, mas com os grupos gaúchos, que também vão estar mostrando a sua arte”, depõe o presidente do Sindilojas Santa Maria, Ademir José da Costa.
O festival é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e da Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio do Sirecom, Sesf, Sindilojas, Secovi, Sindigêneros, Lojas Paraíso, Chilli Produções, Unimed, Rede Vivo e Rei Arthur Arroz Nobre. O objetivo é apresentar a produção atual de circo, incentivando o desenvolvimento e formação de artistas e comunidade. Além da Lona Santa Maria Sesc Circo montada especialmente para a atividade, na Estação da Gare (Largo da Estação Férrea, s/n), o Theatro Treze de Maio, escolas e ruas do município recebem as intervenções circenses.
Programação
06 a 11/09
Exposição “Circo”
Sinopse: Mostra dos alunos da Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) de Santa Maria. As telas foram a culminância do projeto de pesquisa “Circo Mágico”, desenvolvido por crianças de 5 anos, no primeiro semestre de 2016.
Foi criado um espaço de circo em sala de aula, a fim de proporcionar às crianças vivências lúdicas que às possibilitassem conhecer e experimentar elementos circenses. Após as vivências com diversos personagens, cada criança escolheu, dentre todos, qual havia se identificado, optando por representá-lo em uma tela
Horário: Das 10 às 18h
Local: Hall da Secretaria de Cultura – Gare
Entrada gratuita
06/09 – Terça-feira
11h – Fanfarra – Grupo Atoque/ Santa Maria (RS)
Sinopse: Um grupo de músicos abrindo a chegada do circo nas ruas e espaços da cidade, buscando a atenção da população para a programação que se apresentará nos dias do Santa Maria Sesc Circo
Local: Calçadão Salvador Isaía – Centro
14h – Espetáculo “A Graça da Garça Sem Graça” – Teatro VagaMundo (RS)
Sinopse: O menino Dudu, entediado com o mundo que o rodeia, abarrotado de estímulos vazios, descobre um livro e através dele empreende uma jornada lúdica de conhecimento. Com sutileza, leveza e uma boa dose de alegria “A Graça da Garça Sem Graça” coloca em cena o encontro entre o menino e sua alma, entre o mundo do ter e o mundo do ser, entre o ditar e o escutar, trazendo, assim, reflexões pertinentes sobre a jornada do homem, mesmo que ainda jovem, no seu processo de autoconhecimento. Tudo isso em meio a muita diversão e técnicas circenses, como malabarismo, mágicas, cigar box e palhaçaria
Local: EMEF. Padre Gabriel Bolzan (Rua Ouro Preto, s/n – Bairro Camobi)
15h – Espetáculo “Concerto Em Ri Maior” – Cia dos Palhaços (PR)
Sinopse: Uma comédia musical que surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Na peça, o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. Instrumentos como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica são utilizados durante o espetáculo. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. A peça tem muita música, dança, improvisação, participação da plateia e palhaçada
Local: Lona Santa Maria Sesc Circo (Largo da Estação Férrea, s/n)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE DO RESTANTE DA PROGRAMAÇÃO, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.