ELEIÇÕES 2016. Candidatos têm primeira chance de apresentar suas propostas para governar Santa Maria

Por JOYCE NORONHA, com montagem sobre fotos de DEIVID DUTRA e GABRIEL HAESBAERT, no jornal A Razão
O primeiro debate entre os prefeituráveis acontece amanhã (hoje, sexta), das 9h às 11h30, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Os oito candidatos de Santa Maria comentaram com o A Razão como se preparam para o embate. (O critério para apresentação dos candidatos é a ordem alfabética dos nomes).
Alcir Martins (PSol) comenta que hoje à noite ele terá a última reunião com a coordenação de campanha para repassar o regulamento do debate. “Nós temos uma ideia de como as pessoas se colocam com a política e com a cidade e é isso que vamos levar ao debate”, declara.
Já Fabiano Pereira (PSB) diz que tem diretrizes que coordenam sua proposta de governo e a base delas é a gestão humana e eficiente. “Nós nos debruçamos nos maiores problemas que a cidade está enfrentando, mas temos projetos realizáveis”, argumenta.
O candidato do SD, Jader Maretoli, relata que se prepara para o evento com base no plano de governo que está elaborado para sua campanha. “Vejo as temáticas como uma grande engrenagem, se uma peça é retirada, a máquina para de funcionar”, argumenta.
Jorge Pozzobom (PSDB) observa que este é um debate diferente, por que as entidades terão chance de fazer perguntas aos candidatos. “Eles vão trazer as demandes deles e nós vamos respondê-los, mas também vamos apresentar as nossas propostas à população”, diz o candidato.
Para Marcelo Bisogno (PDT) a preparação envolve coletar subsídios de vários temas e, assim, elaborar ideias relevantes que apresentem uma real mudança para o município. “Queremos uma gestão nova para a cidade, que seja madura e responsável”, argumenta.
O concorrente do PSTU, Paulo Weller, conta que a coordenação de campanha e os filiados discutem assuntos gerais sobre a cidade, mas não há foco em um tema específico. “São oito pessoas, com pensamentos distintos e acredito que isso vá ficar mais claro para a população”, relata.
Valdeci Oliveira (PT) também acredita que o debate vai ser a oportunidade para os eleitores ouvirem os candidatos. Sobre as temáticas, ele diz que avalia a cidade como um todo. “Diversas áreas precisam ser ajustadas, mas a Saúde é o maior problema do município”, diz.
O postulante do PPL, Werner Rempel, conta que teve uma reunião ontem à noite com coordenadores de campanha para estudar as regras do debate e fazer um estudo de tópicos para falar. “Todas as áreas são importantes é preciso abordar tudo. A resolução de um tema, não resolve os problemas da cidade”, comenta.
O debate é promoção da Cacism e da Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria (AVCSM). O evento terá duração aproximadamente de 2 horas e meia, com equidade de tempo para as manifestações de cada candidato.
A estrutura do debate
O debate será dividido em cinco blocos. A primeira etapa será de apresentação dos candidatos e cada um terá um minuto e 30 segundos para suas considerações.
No segundo bloco, será a rodada de perguntas de entidades empresariais. Cada candidato terá até dois minutos para resposta.
Na terceira fase do embate é que os candidatos farão perguntas entre si. Neste bloco o candidato a fazer a primeira pergunta será sorteado e este poderá escolher qual postulante o responderá. O primeiro a responder, vai ser o próximo postulante a perguntar, e assim, sucessivamente. A resposta será de dois minutos, haverá um minuto para réplica e 30 segundos para tréplica.
Na quarta etapa do debate, a estrutura será a mesma do terceiro bloco. Inclusive os tempos de resposta, réplica e tréplica são os mesmos. Porém, os candidatos não podem fazer perguntas ao mesmo oponente que questionaram na rodada anterior.
O último bloco será para as considerações finais dos candidatos e cada um terá dois minutos para conclusão.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.