AssembleiaCâmara de VereadoresEconomiaEleições 2016NegóciosPolíticaSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Festa do Fabiano, a volta das férias (ops, recesso), mercado de veículos, economia

* Enfim, depois de duas semanas de férias (ops, recesso), os parlamentos voltam à atividade. Já nesta segunda houve algum movimento na Câmara e na Assembleia.

* No caso local, com horário reduzido até a eleição (por razões que… bueno, deixa pra lá), há sessão ordinária nesta terça. Sem muitas novidades em relação ao semestre passado.

* Consultando o Boletim Legislativo, que traz a ORDEM_DO_DIA, se sabe que serão apresentados 150 requerimentos, certamente represados pelo recesso.

* Também haverá a discussão em primeira rodada (portanto, decisão só quinta) de um projeto e, claro, cinco moções (de pesar e/ou congratulações). A sessão inicia às 9 da manhã. A registrar, na Câmara, também, informação que chega da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

* A Adesm vai ocupar o espaço na manhã do dia 17, quando entregará o Plano Estrategico de Desenvolcimento aos candidatos à Prefeitura e ao Legislativo.

* Os trabalhos também se reiniciam na Assembleia Legislativa. Há 22 matérias em condições de ser votadas nesta semana. Decisão só no final da manhã, na reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora.

* De todo modo, a assessoria de imprensa do santa-mariense Valdeci Oliveira informa que o deputado ocupará o “Grande Expediente”, nesta terça.

* A ideia do petista é tratar, no espaço regimental de 20 minutos, da questão da saúde em Santa Maria e na Região Central. Hospital Regional, claro, está na pauta.

* Aliás, uma curiosidade: e não é que sexta-feira, em Santa Maria, a “Comissão Especial sobre a Família”, da Assembleia, fará uma audiência pública na cidade?

* A ideia e a presidência do encontro será do deputado Missionário Volnei, do PSC. O tema é “O cenário da adoção em Santa Maria e região”. Claro que é só uma coincidência que o partido terá candidato a vice-prefeito em outubro, em aliança com o Solidáriedade.

O FESTERÊ. Mais que a própria convenção realizada no domingo, muitos apoiadores de Fabiano Pereira (PSB) entendem que o fato importante do final de semana foi a festa de aniversário do candidato a prefeito, sábado à noite, no Clube Comercial. E, como você vê na foto (do Feicebuqui), sobra alegria.
FESTERÊ. Mais que a própria convenção no domingo, muitos apoiadores de Fabiano Pereira (PSB) entendem que o fato importante do fim de semana foi a festa de aniversário do candidato a prefeito, sábado, no Clube Comercial. E, como você vê na foto (do Feicebuqui), sobra alegria.

* Não está exatamente manso o mercado de carros novos (comerciais leves e automóveis) na cidade. Basta ver os dados relativos a julho, do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
* No mês passado foram emplacados aqui 338 “Zero Km”, o que significa 28% menos que os 468 de igual período do ano passado. Nem se compara, também, ao desempenho de anos anteriores, em Santa Maria e no Brasil.

* Dos 338 veículos emplacados, 61 foram da Ford/Superauto, 50 da GM, 36 da Fiat, 31 da Toyota, 30 da Volkswagen, 24 da Renault e 22 da Hyundai. O restante se distribuiu entre as demais marcas

* Manual de Economia Brasileira, de autoria de José Maria Dias Pereira, doutor em Economia e atualmente professor da Unifra, e editado pela Editora UFSM, já está disponível para venda.

* Segundo Pedro C. D. Fonseca, “o leitor tem em suas mãos um livro que é mais do que um manual tradicional, apesar de este ser o título que o nomeia.”

* Trata-se de obra de fôlego […] Os trinta capítulos refletem claramente isso. Em linguagem acessível – sem prejuízo da profundidade -, sintetizam-se os principais fatos e marcos da economia brasileira desde o eriod colonial, servindo como guia de estudo para o leitor que pretende inserir-se na área.

* Assim, embora particularmente voltado a alunos de cursos de Ciências Econômicas, também poderá ser útil a acadêmicos de cursos correlatos de graduação e especialização, e mesmo ao público não acadêmicos”.

* De acordo com o Prof. Dr. Daniel Arruda Coronel, diretor da Editora, a obra faz uma análise com acuidade dos principais acontecimentos da economia brasileira, desde a colonização até os dias atuais.

Para saber mais sobre a obra ou adquiri-la, acesse AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É recesso mesmo. Férias é para quem trabalha.
    Número de automóveis vendidos só é problema para quem tem concessionária de veículos. Para a malta mais importante são os preços no supermercado.
    Editora da UFSM. Certos dilmismos de última hora se explicam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo