CAMPANHA. Candidato petista defende mais diálogo e valorização dos professores, em debate no Sinprosm
Por TIAGO MACHADO (texto) e CHRISTIANO ERCOLANI (foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação
No debate do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (SINPROSM), que ocorreu na noite dessa sexta (23), o candidato a prefeito Valdeci Oliveira afirmou que o o diálogo e a relação direta com a categoria serão marcas do sua futura administração.
Logo no começo da atividade, realizada no salão da Catedral da Arquidiocese de Santa Maria, ele lembrou que, há 16 anos, também em um evento do SINPROSM, ele se comprometeu com a criação do plano de carreira e do plano de saúde para os servidores municipais. “Me comprometi com vocês nas eleições de 2000, e, a partir de um diálogo intenso e de um esforço coletivo, a minha gestão proporcionou essas duas conquistas históricas”, assinalou.
O candidato, que estava acompanhado da professora Helen Cabral, candidata a vice-prefeita, também afirmou que a sua administração vai trabalhar na busca de alternativas que visem o cumprimento do Piso Nacional do Magistério no município. “Vamos ter uma mesa permanente de negociação com os professores para trabalhar de forma determinada nessa questão, a qual também inclui a destinação de um terço da carga horária para o planejamento de atividades”, ressaltou ele ao assinar um termo de compromisso com o tema.
Ele também salientou o problema enfrentado pelos professores e servidores do município na questão do plano de saúde. “Há servidores descontando até R$ 820 reais do seu salário para ter direito ao atendimento de saúde. Por isso, há uma debandada de servidores do plano. Vamos sentar com a categoria e buscar a construção de um instrumento justo e acessível”, afirmou.
Além das questões relativas aos direitos dos trabalhadores, ele reafirmou a posição de priorizar a construção de 12 creches, as quais tem recursos federais garantidos no caixa do município, mas que cujas obras ainda não foram realizadas, e com a melhoria da infraestrutura das escolas. “A última escola de educação infantil e a última escola de educação fundamental construídas no município são da época do meu governo”, lembrou ele.
Ao longo do debate, Valdeci ainda se comprometeu em melhorar a relação da Secretaria de Educação com os professores. “Há muitas reclamações de autoritarismo e até de perseguição política. Isso não contribui em nada para qualificar a educação. Vamos acabar com essa postura”, complementou.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.