CAMPANHA. Fabiano vai ao painel promovido pelo Sindicato Médico e defende “saúde mais resolutiva”
Por GABRIEL GABARDO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Coligação
Fabiano Pereira, candidato a prefeito pela Coligação Santa Maria Que Olha Para Frente, defendeu uma Saúde mais resolutiva em painel promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na manhã desta sexta-feira (9). Com a experiência de ter sido secretário municipal da Saúde, Fabiano apresentou compromissos da Coligação para agilizar e qualificar o atendimento à população.
No primeiro questionamento da organização, sobre medidas para valorizar os profissionais da Saúde, Fabiano defendeu a implantação do plano de carreira para os servidores, além de melhores condições de trabalho e salários mais atrativos para que atuem na rede pública. O candidato elogiou os mais de 700 trabalhadores da área, que cuidam da saúde dos santa-marienses com qualidade e determinação.
Em seguida, Fabiano detalhou propostas estruturais para desafogar o sistema. Para a abertura do Hospital Regional, o candidato afirmou que a implantação de especialidades como a Neurologia, a Traumatologia e a Hemodinâmica, que possuem repasses melhores do SUS e têm carência em Santa Maria, podem auxiliar de maneira significativa no custeio da instituição.
A criação de uma UTI na Casa de Saúde, com atendimento adulto e neonatal, também foi proposta por Fabiano para dar suporte à UPA e ao HUSM. Além disso, o candidato defendeu que pelo menos uma unidade de saúde em cada região da cidade – Oeste, Norte, Sul e Camobi – conte com terceiro turno até as 22h. Ao final do evento, Fabiano recebeu da vice-presidente do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, um relatório da entidade sobre a Saúde no município.
MOBILIZAÇÃO
O final de semana será de mobilização comemorações. No sábado (10), uma carreata tomará as ruas da Região Oeste, com concentração na rua Vasco da Cunha a partir das 14h. No domingo, amigas e apoiadoras preparam uma celebração de aniversário para a candidata a vice-prefeita, Magali Marques da Rocha, a partir das 15h no Salão da Medianeira. Os convites são por adesão (R$ 5).
Vendendo terreno na lua. Mais, utiliza uma tática antiga do PT. Era líder comunitário, vereador e acabou caindo de paraquedas numa secretaria, no caso a de saúde. Ficou por lá um tempo e isto vira “qualificação” no setor. Os simples mortais têm que estudar, membros do partidinho aquele só necessitam um cabide. Não são capazes de apresentar um “enquanto foi secretário da saúde foi responsável por tais e tais iniciativas que tiveram tais e tais resultados”. Simplesmente porque iniciativas e resultados não houveram.