Arquivo

Assembléia. Transparência? Tudo bem, desde que diárias de deputado não sejam o assunto

Taí algo em que a Câmara de Vereadores de Santa Maria não pode ser criticada. Você pode não concordar com o número de diárias. Menos ainda com o seu valor (eu próprio acho exagerado), mas ao menos se sabe o número delas e quanto se gastou.

 

O balancete mensal publicado no site do Legislativo permite saber do custo, para o contribuinte, das viagens dos edis. E para onde eles vão também é possível saber, desde que se acompanhe o noticiário do Legislativo, também disponível na página de internet. Exceto (salvo engano claudemirano) as do Presidente do Parlamento, todas as outras saídas intermunicipais de suas excelências têm que obrigatoriamente ser aprovadas pelo plenário.

 

Já na Assembléia Legislativa, apesar de tudo o que se diz, pelo Palácio Farroupilha, não é bem assim. Aliás, o pessoal lá tem pavor de que se toque no assunto. Confira nota do jornalista Giovani Grizotti, da Rádio Gaúcha, publicada no blog Direto_da_Fonte , do ClicRBS:

“A caixa-preta das diárias na Assembléia

O verdadeiro destino das diárias gastas por deputados estaduais na Assembléia Legislativa é uma  caixa-preta. Ninguém sabe para onde os deputados viajam, o destino alegado para o recebimento do dinheiro. Alguns parlamentares embolsam por ano quse R$ 50 mil só em diárias. Na terça-feira da semana passada, após pedido feito por este repórter para que a casa divulgasse essas informações, o presidente Frederico Antunes consultou os líderes de bancada sobre a solicitação. Tinha que ver a gritaria que deu. Revolta, inclusive. Resultado: ficou acertado que os dados não serão liberados.

E aí, nossos políticos são mesmo mais sérios e transparentes que os outros?

E o Tribunal de Contas, o que acha disso? Se os deputados temem…”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Transparência, tudo bem. Desde que não se fale em Diárias. É. Pois é.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo