AssembleiaCâmara de VereadoresCampanhaEducaçãoEleições 2016PolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. O tal de ponto facultativo, o debate do Sinprosm, a Estatuinte, Dia de Alzheimer…

* A segunda-feira foi um meio feriado para toda a cidade e um feriado inteiro para a quase totalidade dos servidores públicos, beneficiados pela decretação de Ponto Facultativo.

* Na prática, folga. Foi o que aconteceu, na prática. A exceção, como o noticiário informa, são os serviços essenciais. Não raro, porém, eles são prestados por terceirizados. Exemplo maior é a coleta de lixo.

* Já nesta terça, feriado estadual, não abre nada mesmo. Nem o parlamento. Se bem que esse, por conta das eleições, já funciona “a meia boca” faz alguns meses.

* Na Assembleia, desde que liquidaram a Lei Kiss, os deputados nada decidiram. E em Santa Maria, alguém lembra de quando foi a última manifestação importante dos vereadores? Esqueça. Não encontrará. Melhor esperar outubro. Ou novembro – afinal, há segundo turno.

selo eleições* E por falar em eleições, seguem acontecendo debates setoriais. Um, por sinal, marcado para a próxima sexta-feira, tem como promotor o Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm).

* Os oito candidatos a prefeito já confirmaram participação no evento que acontece a partir das 5 da tarde, no Salão da Catedral Diocesana. Apenas professores municipais e jornalistas previamente cadastrados poderão participar. Materiais de campanha não serão permitidos.

* Está confirmada para esta quarta-feira, no auditório Wilson Aita, Anexo C, do Centro de Tecnologia, no Campus a solenidade de posse dos delegados estatuintes da UFSM.

* Na cerimônia, a partir das 2 da tarde, presidida pelo reitor Paulo Burmann, assumem suas funções os 300 escolhidos pela comunidade universitária (e também do público externo) e que terão como missão renovar, rever e propor um novo Estatuto para a instituição.

* Pelo perfil dos delegados eleitos, e conhecendo a relação e as posições díspares (o que não é ruim) existentes, prevê-se um balaio de boas discussões. Aguardemos.

* Em processo iniciado em março e concluído em julho, exatos 3.560 contribuintes santa-marienses se recadastraram (atualizando suas informações) no Imposto sobre Serviços – segundo informações da secretaria municipal de Finanças.

* Os que não realizaram o processo de cadastramento, como manda a legislação municipal, terão seu cadastro suspenso a partir da publicação de um edital respectivo.

* É uma encrenca e tanto para quem não procedeu o recadastramento. Mas terão ainda 15 dias para regularizar a sua situação. Depois, terá seu cadastro “baixado de ofício”, como manda a lei. Pois é.

* Uma atividade bastante interessante e de conscientização para os cidadãos está marcada para a manhã de sábado, a partir das 9, na Praça Saldanha Marinho.

* Será o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, com a presença, no centro, para oferecer informações sobre a enfermidade, profissionais de várias áreas da saúde. A promoção é da Sub-Regional de Santa Maria da Associação Brasileira de Alzheimer.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A sociedade trabalhou normalmente num dia da semana para pagar impostos e sustentar o serviço público que fez … feriado. E não atendeu a sociedade que paga o salário deles. Esse país é algo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo