Destaque

EDUCAÇÃO. Entre as 69 universidades federais, oito adotaram aulas remotas na pandemia. Uma é a UFSM

Por FRITZ R. NUNES (com informações do Portal MEC e do site da UFSM), da Assessoria da Sedufsm

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se posiciona, conforme o Portal do Ministério da Educação (MEC), entre as oito Instituições Federais que adotaram aulas remotas (Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC/Remotas), de um total de 69. Já outras seis instituições estão colocadas pelo MEC como em sistema parcial. Apesar de Santa Maria estar entre as universidades classificadas como em atuação remota na graduação, o sistema adotado aqui, segundo a Reitoria, de forma optativa pelos docentes, o REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especial), não tem uma clareza quanto à adesão de docentes e estudantes.

Nesta terça, 26 de maio, a Pró-Reitoria de Graduação informou que está disponível aos docentes um questionário sobre adoção e uso do REDE. Conforme a divulgação no portal da UFSM, “o questionário busca a realização de um diagnóstico sobre a participação e aproveitamento dos docentes e alunos nas mais de 2 mil disciplinas ofertadas neste semestre. Este diagnóstico auxiliará na organização da retomada das aulas presenciais e na organização de capacitações”, ressalta a nota da Prograd.

Ainda segundo a publicação da Prograd, “o Regime de Exercícios Domiciliares Especial foi adotado com o objetivo de manter a conexão e a comunicação entre docentes e discentes durante a suspensão das atividades presenciais e são orientadas pelas Instruções Normativas 02/2020 e 03/2020 da PROGRAD. Conforme a normativa, haverá um período de recuperação, que poderá ser aberto para revisão de conteúdos e atividades já trabalhadas, de forma a contemplar todos os discentes, independente de sua participação pelo REDE”. O formulário ficará disponível até dia 1º de junho.

Números e dados do MEC

Total de Universidades: 69

Universidades com atividades suspensas: 55

Universidades com TIC/Remotas: 8

Universidades com atividades parciais: 6

Total de discentes nas Universidades: 1.123.691

Discentes com atividades suspensas: 870.390

Instituições com TIC/Remotas

1-UFV- Viçosa

2-UFLA- Lavras

3-UFMA- Maranhão

4-UFC- Ceará

5-UFSM- Santa Maria

6-UNIFEI- Itajubá

7-UFMS- Mato Grosso do Sul

8-UFABC- ABC/SP

Com atividades parciais

1-UFFS- Fronteira Sul

2-UFPR- Paraná

3-UFS- Sergipe

4-UFAC- Acre

5-UFT- Tocantins

6-UFSCar- São Carlos-SP.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Parabéns, UFSM. Obrigado, Burmann. A vida sempre em primeiro lugar. Quem não quiser ou não puder aderir à REDE, basta recuperar as aulas no novo calendário acadêmico, quando entrar em vigor. E mesmo assim, quem não quiser ou não tiver condições psiquiátricas, basta trancar o semestre. E quem AINDA sim não quiser, basta evadir, a vaga entra no cálculo do edital de transferências, para quem quiser estudar na federal. Pra votar em BBB e ver live de Anittas, tinham acesso à tecnologia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo