ELEIÇÕES 2016. A 11 dias do pleito, já se sabe quem vai com quem. E até quem tem posição mais discreta
Por JOYCE NORONHA (texto), publicado originalmente no jornal A RAZÃO
Depois da grande ruptura na coligação de sete partidos, que no primeiro turno foi encabeçada por Jader Maretoli (SD) e Adão Lemos (PSC), sobre os apoios para o inédito segundo turno, outras legendas começam a mostrar opiniões distintas. Das quatro siglas que anunciaram neutralidade em relação a esta etapa do processo eleitoral (PSB, PMDB, PPL e PDT), todas têm pelo menos um representante que declarou abertamente apoio a Valdeci Oliveira (PT) ou a Jorge Pozzobom (PSDB). Até partidos pequenos conseguiram apresentar divergências.
PDT
A executiva municipal do partido diz que recebeu orientação estadual para a declaração de neutralidade. Contudo, militantes da legenda anunciaram apoio a Valdeci na noite de sexta-feira, entre eles estão os candidatos a vereador Rogério Ferraz, Maurício Bianchim, Nicolas Xavier (Nicão) e Luís Octávio.
Já no final da tarde de ontem (segunda), outro bloco do PDT oficializou apoio a Pozzobom. A vereadora eleita Luci Duartes, a Tia da Moto, diz que um grupo de apoiadores dela dentro da sigla optou por adeir ao tucano. Porém, ela afirma que mantém posição neutra em relação às candidaturas.
PSB E PMDB
Os partidos enfrentaram o primeiro turno juntos. Após a chapa ficar em terceiro lugar, ambas as legendas declararam neutralidade em relação à disputa do segundo turno. O vereador eleito pelo PSB, Alemão do Gás, entretanto, veio a público para anunciar apoio a Pozzobom. Assim como um grupo de peemedebistas.
Conforme a candidata a vice-prefeita no primeiro turno, Magali Marques da Rocha, o tucano tem apoio dela, de Cezar Gehm, do vereador não reeleito João Kaus e dos vereadores eleitos Adelar Vargas (Bolinha), Francisco Harrison e Marta Zanella. Magali não soube dizer se algum correligionário apoia Valdeci. A assessoria do petista diz que, até o momento, nenhum filiado do PMDB procurou a chapa.
PPL
A legenda, que disputou sozinha o primeiro turno e teve nominata de 21 candidatos a vereador, anunciou neutralidade para esta etapa do processo eleitoral.
Contudo, o postulante à Câmara de Vereadores mais votado da legenda, mesmo que não eleito, optou por anunciar apoio a Valdeci no segundo turno. Conforme o presidente municipal do PPL e candidato a prefeito, Werner Rempel, Leitão Farias desfiliou-se do partido antes mesmo da a reunião oficial que debateu as questões de apoio do segundo turno.
“Ele nem conversou conosco, apenas se desfiliou e foi apoiar a candidatura de Valdeci”, conta Rempel.
PTN
O partido que tem cinco filiados em Santa Maria também rachou no segundo turno. O vice-presidente da legenda e único candidato a vereador pela sigla, Cezar Papagaio, declarou apoio a Pozzobom.
Enquanto isso, o presidente, Sérgio dos Santos, e os outros três filiados decidiram por apoiar a candidatura de Valdeci no segundo turno. “Como a política, o partido é democrático. Ele (Papagaio) fez a opção dele e nós a nossa”, pontua o presidente do PTN.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.