Câmara de VereadoresEleições 2016PartidosPolítica

FUTURO. Pozzobom assumirá com índices inéditos de apoio no Legislativo. Oposição só terá seis vereadores

PTB é aliado de primeira hora. Deverá, com certeza, participar do governo
PTB é aliado de primeira hora. Deverá, com certeza, participar do governo. Mas há outras siglas que deverão ter seu espaço (foto Arquivo)

É o paraíso para qualquer governante. E a dupla Jorge Pozzobom/Sérgio Cechin está nessa situação. A formação da Câmara de Vereadores, ungida pelas urnas de 2 de outubro, lhe é inteiramente favorável.

Ninguém acredita que o PDT fará oposição. Há indícios claros no sentido oposto. Menos ainda o PTB, que garantiu apoio de primeira hora, na disputa pelo segundo turno, e tem duas cadeiras. E há também as demais forças, PMDB e PSD incluídos, da aliança que apoiou Fabiano Pereira, com exceção do Rede Sustentabilidade.

Assim é que, além dos partidos que compuseram as coligações proporcionais e chancelaram a dobradinha majoritaria, com sete vereadores eleitos (PSDB, PP, DEM), o que é uma garantia minima de governabilidade, Pozzobom terá um parlamento pra lá de amigável. Na prática, pelo menos para começar, talvez não conte apenas com os petistas (quatro), Jorge Trindade (Rede) e Alexandre Vargas (PRB).

O que isso indica? O óbvio: todas as cartas favoráveis estão disponíveis para o novo governo apresentar suas propostas e as ver, no que depender da Câmara de Vereadores, inteiramente aprovadas. É uma vantagem e tanto. O futuro prefeito, imagina-se, deverá aproveitar.

Em tempo: como se sabe muito bem da política santa-mariense, não há apoio gratuito. Pozzobom terá que garantir cargos de confiança, secretarias inclusive, para receber esse apoio. Ou alguém acredita no oposto? Não, é da política. Pelo menos daquela como a que conhecemos. PSD, PSB, PMDB e até o PDT terão que ser presenteados. Além, claro, dos preferenciais PSDB e PP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Com a devida vênia “dona” Rose, se fosse hoje, Valdeci que tem 44 mil votos fáceis na cidade se reelegeria. Só que em 2018 ele não vai ter folga, por diversos motivos. Primeiro é grana, próxima eleição não vai ser tão pobre quanto esta, mas vai ser pobre do mesmo jeito (sem mencionar a dívida desta que não sabemos se existe ou não e qual o tamanho, Haddad está passando o pires em SP). Santa Maria vai ter uns quatro ou cinco candidatos à Assembléia (votos do Pozzobom agora estão voando). Valdeci tem vantagem por causa do recall. Só que a votação do partido encolheu no estado, tem o problema do quociente eleitoral, tem reforma política (e as federações de partidos)…
    Política que me convem, o que seria isto? Lula está com 71. Valdeci com 60. Raul Pont com 72. Olivio Dutra com 75. PT de Santa Maria mais dia menos dia cai inteiro na mão do Pimenta. Mas qual a liderança nacional do PT quando Lula se for? Em POA (foi a primeira prefeitura do partido se lembro bem), foram Raul e Olívio, qual a grande liderança que ficou? Querem mandar o Valdeci de novo, problema não é meu.

  2. Me desculpa Senhor Brando, pensei que entendia um pouco mais de politica, não aquela que lhe convem, mas Valdeci vai se reeleger so com votos de santa maria, não tenha duvidas disso, ora…….

  3. Tem uma galera que ficou sem cargo, coisa que não acontecia há tempos. Bisogno no PDT, Werner do PPL.
    Fabiano do PSB também está “voando”. Gente que despontou, conseguiu cometer erros, vide Jader.
    PT então nem se fala, saíram Jorjão, Fabiano, candidatura da Helen à Assembléia foi para o espaço, Valdeci não vai ter folga se quiser se reeleger.
    Tucanos também não estão tão tranquilos no RS. Estavam divididos antes mesmo da eleição. POA tem Tucanos do Aécio, os de SM pelo jeito são do Alckmin. Este vínculo pode até ser interessante para a aldeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo