MEMÓRIA. Morre o ex-deputado estadual e desembargador Bráulio Marques. Enterro é na capital
Um polemista de primeira grandeza. Veemente. Mas, sobretudo, justo. É o que se constatou ao longo da vida, encerrada ontem para Dorval Bráulio Marques, 71 anos, desembargador que começou sua vida pública como advogado e político, tendo sido vereador e deputado, antes de voltar à advocacia, porta de entrada para o Poder Judiciário. Era pai de Jáder Marques, um dos advogados que lhe seguia as pegadas, no campo do Direito.
Para saber mais, inclusive sobre velório e sepultamento, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa. O texto é de Letícia Rodrigues e a foto de Marcelo Bertani. Acompanhe:
“Corpo do ex-deputado constituinte Bráulio Marques está sendo velado na AL neste domingo
Faleceu, neste sábado (22), o ex-deputado constituinte Dorval Bráulio Marques. O corpo está sendo velado neste domingo (23), das 9h às 21h, no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha. A cerimônia de cremação, reservada à família, será no Crematório Metropolitano de Porto Alegre.
Ele nasceu em Uruguaiana, em 4 de abril de 1945. Formou-se pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo, em 1973, e fez pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do RS em 2001. Atuou como advogado nas áreas Cível, Administrativa e Criminal. Lecionou na Faculdade de Direito da Ritter dos Reis, na Escola Superior do Ministério Público, na Escola Superior de Advocacia, na Escola Superior da Defensoria Pública e no Centro Universitário La Salle.
Em 1976, foi eleito vereador pelo MDB, e reelegeu-se em 1982, já pelo PMDB. Candidato a deputado estadual pelo PMDB , ficou como suplente e assumiu em 1988, cumprindo o mandato até 1990. Em 2004, tomou posse como desembargador.
Em 2009, como um dos 55 deputados constituintes, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha durante a sessão solene em homenagem aos 20 anos da Constituição Estadual. Em 2014, foi agraciado com a medalha da 53ª Legislatura durante a sessão solene que marcou a passagem dos 25 anos de promulgação da Constituição estadual.
Como parlamentar constituinte, foi um dos entrevistados de uma série que a Agência de Notícias da AL publicou em 2009. Confira a entrevista.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Frquentemente integrava a bancada do Pampa Debates, programa veiculado de segunda a sexta às 17:50. Era PMDB, mas dava impressão de ser mais à esquerda. Saiu do TJ quatro ou cinco anos atrás.