DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Mais de 400 pessoas com 85 anos ou mais são imunizadas contra covid-19 nesta sexta-feira

Foram vacinados 160 idosos no Centro e 289 no Parque da Medianeira

No Parque da Medianeira, foi realizado drive-thru para receber os idosos. Foto João Alves / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (19), ao cronograma de vacinação de idosos com 85 anos ou mais. Por meio da Secretaria de Saúde, dois pontos de imunização foram organizados em Santa Maria: um na Praça Saldanha Marinho, para pessoas que estavam a pé, e outro em um drive-thru no Parque da Medianeira, para quem estava em veículos. A aplicação dos imunizantes começou às 7h50min em ambos os locais porque já havia fila de espera.

Para o prefeito Jorge Pozzobom, o mais importante, neste momento, é que a população está sendo vacinada, seja na Região Central da cidade ou no Interior. O chefe do Executivo reforça que o cronograma que prevê datas e locais diferentes de atendimento à comunidade santa-mariense é uma forma de seguir todos os cuidados sanitários e de segurança no combate ao coronavírus.

“Nós estamos cuidando das pessoas, elaborando planos para evitar aglomerações e para garantir a imunização de todos. As pessoas de mais idade, que estão sendo vacinadas neste momento, são as mais vulneráveis e, por isso, dividimos em dois locais de vacinação, sendo um com drive-thru, e ainda com a vacinação nos distritos. Isso tudo é para cuidarmos da nossa população”, destacou o prefeito, enquanto acompanhava a vacinação na Praça Saldanha Marinho, antes de ir para o Parque da Medianeira, onde o vice-prefeito Rodrigo Decimo também acompanhou a vacinação.

Pozzobom também agradeceu aos trabalhadores da saúde que faziam o atendimento aos idosos durante a vacinação, ao Exército Brasileiro, que disponibilizou a estrutura montada na Praça Saldanha Marinho, e a todos os servidores que estão empenhados no planejamento da campanha de imunização e no combate à Covid-19. De acordo com o prefeito, sem o trabalho conjunto, não seria possível realizar essas ações.

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, concordou que a estrutura para a vacinação ficou muito boa e foi importante.

“Com a tenda, as cadeiras, o pessoal pode ser bem recepcionado. Os idosos ouviram bem as nossas orientações, de onde esperar, quando ir até a uma pessoa para o cadastro e quando ir até o vacinador. Tudo bem sinalizado com os gradis. Nós estamos dando opções para população de locais de vacinação e estamos priorizando por faixa etária. Aos poucos o nosso cronograma vai sendo seguido e todos serão imunizados”, salientou Ribas.

Das 7h50min ao meio-dia desta sexta-feira, foram vacinados 160 idosos na Praça Saldanha Marinho e 289 no Parque da Medianeira. Atuaram na ação desta manhã, 40 trabalhadores da saúde, entre profissionais e estudantes da área da saúde voluntários. Esses trabalhadores são da Secretaria Municipal de Saúde e das universidades Federal de Santa Maria (UFSM) e Franciscana (UFN), da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e da Escola do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG).

A senhora Thereza da Silva Valmerate, 88 anos, recebeu a primeira dose do imunizante na Praça Saldanha Marinho e conta que gostou muito da recepção com música e animadores.

“Eu queria trazer cadeira, porque achei que ia precisar esperar, mas foi bem rápido o atendimento. E de qualquer jeito, chegamos aqui tinha cadeira, tinha música, pessoal sorrindo e tudo que a gente precisava”, relatou Thereza depois de tomar a vacina, já indo embora acompanhada da filha Vera Lúcia.

A agilidade no atendimento também foi uma surpresa para Irio Menegas, 85 anos, que foi ao drive thru no Parque da Medianeira com a filha Loriane. Antes de receber a injeção, Irio perguntou se doía e em seguida ele mesmo respondeu:

“Não doeu, não. E foi rapidinho, em menos de 10 minutos fui vacinado. Em um mês volto para a segunda dose”, disse ao se despedir de todos.

O cronograma da vacinação seguiu na tarde desta sexta-feira, com a imunização de pessoas com 85 anos ou mais no distrito de São Valentim, localidade de Alto das Palmeiras, entre 14h e 16h. No distrito, foram imunizadas 20 pessoas, dentre elas dois idosos acamados e dois cuidadores.

Confira, abaixo, a continuidade da campanha de vacinação nos distritos.

Nos distritos

  • Para quem: pessoas com 85 anos ou mais
  • Quando: Quinta-feira (25), das 14h às 16h, na subprefeitura do distrito de Passo do Verde
  • O que levar: documento de identidade com foto e CPF. O cartão SUS é opcional

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo