DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Há 12 anos, Santa Maria Soldiers conquistava seu primeiro Campeonato Gaúcho

Atualmente, “Exército” é o time com mais títulos do Estadual

De última hora, Bulls, na época de Porto Alegre, precisaram desistir do certame. Foto Reprodução

Por Pedro Pereira

Nesta segunda-feira (26), o Santa Maria Soldiers completa 12 anos da conquista de seu primeiro título de Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. Naquele ano, a modalidade ainda era disputada na categoria no pads (sem os equipamentos), devido à dificuldade de acesso aos itens de proteção.

Por conta de diferentes razões, apenas duas equipes participaram do Gauchão daquela temporada, além do “Exército”: o Porto Alegre Bulls, que atualmente reside em Canoas; e o extinto Pelotas Razers. O Porto Alegre Pumpkins, rival histórico do Soldiers e segundo maior campeão estadual, abriu mão da competição para fazer parte da segunda edição da Liga Brasileira de Futebol Americano (denominada LBFA, diferente da Liga BFA, a qual os santa-marienses disputam atualmente), que era realizado já na modalidade full pads (com os equipamentos de proteção).

O Santa Cruz Chacais, que disputou o Campeonato Gaúcho de 2022 e encerrou suas atividades recentemente, também decidiu por tentar o certame brasileiro. A equipe do Bagé Baguals, que havia participado do Estadual de 2010, acabou sendo finalizada dias antes de sua estreia no torneio. O Esteio Buriers, também remanescente da temporada anterior, se uniu ao Pumpkins para fazer parte da LBFA – na época, a competição de tamanho nacional era uma novidade no país.

A fórmula do Gauchão de 2011 era a seguinte: todos os times se enfrentavam duas vezes na primeira fase, sendo uma em casa e uma fora, e, ao final, os dois esquadrões com o maior número de vitórias duelavam pelo título. O Pelotas Razers, que perdeu todos os confrontos, foi o último colocado da edição. Confira os resultados:

10/04 – Santa Maria Soldiers 20 X 18 Porto Alegre Bulls – Santa Maria

1/05 – Santa Maria Soldiers 35 X 00 Pelotas Razers – Pelotas

15/05 – Porto Alegre Bulls 82 X 12 Pelotas Razers – Porto Alegre

29/05 – Porto Alegre Bulls 49 X 13 Pelotas Razers – Pelotas

19/06 – Santa Maria Soldiers 50 X 00 Pelotas Razers – Santa Maria

A última partida da etapa inicial, entre Bulls e Soldiers – já garantidos na decisão -, estava marcada para o dia 26 de junho, na capital do Estado. Entretanto, problemas financeiros acarretaram na desistência dos à época porto-alegrenses, assim, concedendo com antecedência a vitória no Gaúcho Bowl III (nome dado à grande final do campeonato) e o título aos Soldados do Coração do Rio Grande.

Desde então, o Santa Maria Soldiers se tornou o clube mais vitorioso do Estado com oito troféus de Gauchão: 2011, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e, mais recentemente, 2023. Neste ano, a equipe santa-mariense terá a chance de levantar sua primeira taça nacional com a disputa da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), pelo grupo regional Conferência Sul. O certame terá a cobertura completa realizada pelo Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo