CulturaDestaque

TURISMO. Natal do Coração 2016 terá início sábado (19). 20 mil pessoas são esperadas para o lançamento

POR MAIQUEL ROSAURO

O Natal do Coração é um dos principais eventos realizados pela atual administração municipal. A próxima edição terá início sábado com o acender das luzes. Confira na matéria de Fabrício Minussi, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura. A foto é de João Vilnei.

A cidade se enfeita. Visita à imprensa. Árvore pronta. Contagem regressiva para o Acender das Luzes

Quase tudo pronto na montagem da árvore de Natal
Quase tudo pronto na montagem da árvore de Natal na Praça Saldanha Marinho

A partir desta segunda-feira (13), quem passar pelo Centro de Santa Maria perceberá o avanço na mudança da paisagem tendo em vista o trabalho de finalização de colocação dos enfeites para a abertura da programação do Natal do Coração 2016. O Acender das luzes será no sábado (19), na Praça Saldanha Marinho, a partir das 20h. Mais de 20 mil pessoas são aguardadas para conferir os shows e atrações que estarão se revezando no grande palco que começa a ser montado. Durante o final de semana a equipe de servidores e voluntários trabalhou para a finalização dos enfeitas da árvore de Natal de 15 metros, montada no canteiro da Praça Saldanha Marinho, no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires. O tema do Natal do Coração 2016 é “Natal todo dia”.

“É um trabalho de muitas mãos, que começa a tomar formas. A gente vem repetindo esse esforço a cada ano e percebe que vale a pena”, afirma a coordenadora geral do Natal do Coração 2016, Carmem Pacheco. Para a confecção dos ornamentos foram utilizadas mais de 1,5 milhão de garrafas pet. “O Natal do Coração também nasceu com esse enfoque. São mais de 1,5 milhão de garrafas pet que deixam de ir para os bueiros, sangas… Tudo é reciclado e transformado nos enfeites colocados nas ruas da cidade. Tudo isso com o toque dos artesãos formados pelo projeto que também aposta na qualificação dessa mão de obra e na inclusão”, conta Carmem.

O Natal do Coração é uma promoção da prefeitura, com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a CVI Refrigerantes, Banrisul e Corsan. O evento consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos e igrejas.

Enquanto a colocação dos enfeites e a árvore de Natal são finalizadas a coordenação artística do evento também ultima os ensaios com a coreografia, que será apresentada na noite do Acender das Luzes. “Vai ter trenó, duendes, Papai Noel chegando pelo céu em meio ao público… Tudo que simboliza o Natal estará presente no espetáculo que estamos preparando, mas de uma forma muito intensa”, antecipa a coordenadora da programação artística do Natal do Coração 2016, Karine Pissutti, que também coordena os trabalhos dos alunos da Escola Municipal de Circo. “Quem passar pelo Centro a partir dessa segunda-feira (14), já poderá contemplar os reparativos com os artistas selecionados pela Escola Municipal de Circo. Ainda tem o trabalho dos mais de 20 voluntários e técnicos, totalizado 55 pessoas envolvidas nesse grande espetáculo”, explicou Karine.

Atenção no trânsito
A coordenação geral do Natal do Coração 2016 alerta que a partir dessa segunda-feira, ocorrerão restrições momentâneas no trânsito, especialmente na Rua Venâncio Aires, em frente à árvore da Natal, para a utilização de guindaste durante os ensaios do espetáculo de abertura. À medida em que houver a necessidade da intervenção desse ou de outro trecho devido à preparação do espetáculo de sábado, a Secretaria de Município de Mobilidade Urbana (SMU) estará operacionalizando e informando à população. No sábado, o trânsito deverá ser totalmente interrompido da Rua Venâncio Aires, a partir da Avenida Rio Branco.

Artistas locais, uma festa com a cara de Santa Maria
Será mais de um mês de programação, de quarta a domingo, pela manhã, tarde e noite, na Praça Saldanha Marinho. São mais 30 diferentes atrações, voltadas à valorização dos artistas e da cultura local, com a contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). “Queremos colocar os artistas da cidade na programação. O Natal do Coração é uma festa de Santa Maria e temos artistas maravilhosos aqui. Vai ter show, teatro, dança, tudo que os inúmeros artistas da cidade estão produzindo. O evento e a programação têm a cara de Santa Maria e vamos mostrar isso ao mundo”, afirma Karine Pissutti.

Todas as apresentações gratuitas
Todas as apresentações serão gratuitas ao público, que também terá à disposição uma praça de alimentação, que começa a ser instalada na Praça Saldanha Marinho, próxima à lateral do Banrisul. Carmem Pacheco explica a mudança de local em relação ao ano passado. “Houve uma avaliação do melhor lugar. Em 2015, tivermos a praça de alimentação instalada na Rua Venâncio Aires, em meia pista, em frente ao Prédio da SUCV. Foi uma experiência. Para esse ano, consultamos muita gente. Tudo que está sendo construído é um trabalho de muitas mãos, que também envolve os nossos parceiros. De qualquer forma, quem for à praça terá uma bela praça de alimentação, uma decoração maravilhosa, segurança e uma programação de eventos que irá preencher os finais de tarde e noite dos santa-marienses”, afirmou Carmem Pacheco.

Dois dias de visita à imprensa
Ainda no final da semana passada, na quinta e sexta-feira, a equipe de coordenadores do Natal do Coração 2016 e de artistas caracterizados abriu uma janela na agenda para visitar os veículos de comunicação de Santa Maria. O objetivo foi de levar às redações e estúdios um pouco da alegria que estará sendo dividida com os santa-marienses a partir do próximo sábado. “Esse também é um evento regional, que capta milhares de moradores de cidades do entorno e até de outras regiões do RS. Há uma visibilidade muito grande nas redes sociais durante a programação. Todos querem fazer uma imagem junto à decoração, com os artistas. É um momento em que a cidade eleva a sua autoestima”, afirma Karine Pissutti. Foram visitadas as redações dos jornais A Razão, RBS TV, Diário de Santa Maria e das rádios Imembuí, Guarathan e Medianeira. “A partir dessa terça-feira vamos intensificar a divulgação nos demais órgãos de imprensa do Acender das Luzes e assim contamos com o apoio e a presença de todos no sábado, para uma grande festa que de estende até o final de dezembro”, concluiu Karine Pissutti.

Programação completa
Na última sexta-feira (11) a Prefeitura divulgou a programação completa do Natal do Coração 2016.A abertura do evento com o Acender das Luzes será sábado (19), às 20h, na Praça Saldanha Marinho. Os eventos se estendem até o dia 23 de dezembro. A programação pode ser conferida, abaixo, no final da reportagem.

1,5 milhão de garrafas pet
“Os enfeites natalinos foram produzidos por voluntários e artesãos, na Fábrica de Natal. Para a edição deste ano foram utilizados mais de 1,5 milhão de garrafas pet, com o reaproveitamento e repaginação da decoração de anos anteriores. A grande atração dos adornos é justamente a Árvore de Natal, localizada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires”, explicou Carmem Pacheco. A produção das peças que enfeitam o Centro da cidade começou em setembro na Fábrica de Natal, localizada na Vila Schirmer.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo