Destaque

UFSM. Greve docente poderá ter o início antecipado

Por 66 votos contra 47 ganhou, no encontro desta quinta, a proposta de discutir a antecipação da greve em assembleia já nesta sexta
Por 66 votos contra 47 ganhou, no encontro desta quinta, a proposta de discutir a antecipação da greve em assembleia já nesta sexta

Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Em assembleia na manhã desta quinta-feira, os docentes da UFSM decidiram pela realização de nova plenária nesta sexta, 18, confirmada para as 16h, no Auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), para discutir com pauta única a antecipação da deflagração de greve, que estava definida para começar no dia 25 de novembro. O assunto foi trazido pelo professor Adriano Figueiró, do Comando de Mobilização dos Professores, que em nome do grupo, considerou que, em função do crescente movimento grevista em nível nacional, e também das ocupações estudantis na UFSM, que seria fundamental a deflagração imediata da greve.
Concomitante à assembleia em Santa Maria, no campus de Frederico Westphalen docentes também se reuniram para analisar a conjuntura e debater encaminhamentos sobre a deflagração da greve, que foi apontada pelo grupo que lá estava para dia 25 de novembro (leia ao final dessa matéria mais detalhes).

Na assembleia de Santa Maria, algumas manifestações discordaram da ideia de antecipar o início da paralisação, por entenderem que seria necessário divulgar, anteriormente, a pauta específica da assembleia para deliberar sobre antecipação da greve. Após um longo debate, foram colocadas em apreciação duas propostas: a de antecipar imediatamente a deflagração de greve, inicialmente marcada para dia 25 de novembro, e a segunda, de convocar uma nova assembleia para esta sexta, 18, com ponto de pauta específico da deflagração. Por 66 votos contra 47 venceu a segunda proposta, de convocar a plenária com pauta específica para esta sexta-feira. Um total de 128 docentes assinou a lista de presenças.

Durante a reunião, que ocorreu no Anfiteatro Loi Trindade Berneira, estudantes que fazem parte das ocupações tiveram espaço para falar e relataram alguns constrangimentos e pressões que estariam sofrendo por parte de professores que se posicionam contrariamente a essa forma de protesto, e também de pessoas desconhecidas que, durante a noite, circulariam de carro próximas aos prédios ocupados. Por sugestão da professora Laura Fonseca, deverá ser reunido um grupo para ir até o reitor, Paulo Burmann, e solicitar providências contra o que ela qualificou de “violência institucional”.

Também foi deliberado pela criação de um Comando Unificado de Mobilização dos três segmentos. Foram indicados pela plenária docente cinco nomes: Getúlio Lemos, Laura Fonseca, José Luiz de Moura Filho, Tatiana Joseph e Maristela Souza.

Local, hora e pauta da assembleia

Sexta, 18 de novembro

1ª chamada (16h), 2ª chamada (16h30)

Local: Auditório Flavio Schneider (CCR)

Pauta:

– Deliberação sobre antecipação do início da greve para dia 18 de novembro.

Obs: A plenária inicialmente havia sido combinada às 14h, mas, em função de que neste horário o auditório do CCR está reservado para o Congresso Estatuinte, e não existem outros espaços livres na UFSM na tarde desta sexta, a assembleia foi retardada para começar às 16h.

Frederico

Ocorreu de forma concomitante com o campus de Santa Maria, uma assembleia docente dos professores da Unidade de Frederico Westphalen. Além do debate realizado pelos docentes, a plenária foi acompanhada de perto por estudantes e servidores técnico-administrativos. Por maioria de votos de um total de 14 presentes, ficou decidido que os professores daquele campus irão aderir ao movimento de greve a partir do dia 25 de novembro, sem antecipação de data.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Aumentou de 117 para 128 professores!! Que “representação”! Os vermelhinhos também apareceram? k k k k k …

    Seria bom já começar a valer o desconto no salário desde o primeiro dia da greve, automaticamente.

    Ah, e os marmanjos, pobrezinhos, foram chorar e pedir mamadeira aos representantes-mor da cor da ideologia deles? Que fiasco.

    Professores têm causado constrangimento neles? Pobrezinhos, eu até senti pena agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo