CEMITÉRIOS. Acaba rolo judicial. Sai empresa que vai gerir o Santa Rita e o São José e implantar crematório
Por LUIZ ROESE, Especial para o Site (com foto de João Alves/Divulgação/AIPM)
Depois de chegar a parar por conta de uma ação judicial, a licitação para administrar os cemitérios Parque Santa Rita deCássia e São José e implantar um crematório, finalmente, chegou ao fim. E a empresa vencedora acabou sendo a mesma que já havia sido anunciada (AQUI) pela comissão de licitações da prefeitura de Santa Maria: a L. Formolo, de Caxias do Sul.
A Concorrência 7/2015 foi suspensa depois que a juíza Eloisa Helena Hernandez de Hernandez, da 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Santa Maria, acolheu o pedido liminar da Cortel Implantação e Administração de Cemitérios e Crematórios e suspendeu a licitação. A Cortel ingressou na Justiça por contestar sua desclassificação no certame.
Na decisão final, a juíza determinou que toda a documentação da empresa Cortel, que havia sido desclassificada do certame, fosse aceita na licitação e considerada válida. Mesmo assim, a vencedora não mudou: foi a L Formolo mesmo. No resultado final, as empresas Cortel e AEB foram classificadas em 2º lugar, empatadas. A empresa Leomaz Comércio de Materiais de Construção ficou em 3º lugar. Já a Ansus Serviços foi desclassificada
A licitação previa a concessão por 15 anos dos cemitérios São José e Parque Jardim Santa Rita de Cássia e a instalação de equipamentos para a cremação, serviços de manutenção e obras de remodelação dos dois cemitérios. Na prática, o edital indica ainda a construção do primeiro crematório da cidade, no Santa Rita. No Santa Rita e no São José, são mais de 5 mil túmulos sob a administração do Município.
Vale lembrar que o Santa Rita era particular, Mas uma ação civil pública condenou o Município a assumir sua administração. Além disso, ele é grudadinho ao São José, municipal desde sempre.
O Grupo L.Formolo tem seis unidades de atendimento funerário e mais de 25 capelas velatórias, sendo considerado líder de mercado no Estado. Tem unidades na Serra (em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e São Marcos).
Como ainda há tempo hábil, há possibilidade de o contrato com a vencedora ser assinado no finalzinho da atual administração. E, provavelmente, deveremos ter um novo crematório em Santa Matia até o final de 2017.
Crematório é necessidade em Santa Maria. Muita gente precisa de aclimatação antes de partir para o além, se acostumar com a temperatura.