PENÚLTIMO ATO. Farret, com Schirmer, inaugura a colocação de helicóptero UH-1H em rotatória na 158
Por KEILA MARQUES (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A solenidade de inauguração do monumento em homenagem as Forças Armadas de Santa Maria foi realizada na manhã desta sexta-feira (30). O prefeito José Haidar Farret, junto com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, com o Coronel da Base Aérea de Santa Maria, Clauco Rosseto e o superintendente de praças e coordenador do projeto, Cristian Leal Garcia, realizaram o ato acompanhados por uma significativa assistência de convidados, empresários, autoridades e servidores municipais.
O monumento é uma parceria da prefeitura de Santa Maria com a Base Aérea e iniciativa privada. O projeto lançado em 2012, foi construído no canteiro da rotatória da BR 158 com o viaduto em fase de duplicação e o acesso para a Avenida Fernando Ferrari, vai receber o helicóptero UH-1H.
A aeronave foi repassada por meio de Termo de doação, processo administrativo de gestão nº 67111.006241/2011-47, doado União Federal, Ministério da Defesa, por meio do comando da Aeronáutica, representado pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, para a Prefeitura de Santa Maria, pelo Ministério da Aeronáutica, Força Aérea Brasileira, especificamente para essa finalidade; tem um peso de 2.500 Kg, comprimento de 17 metros, altura de 4 m e a base de suporte também será 4 metros.
O superintendente de Praças, Parques e Jardins, Cristian Fabiano Leal Garcia, acompanhou a elaboração e a execução do projeto que teve como parceiros empresários locais para compor os recursos necessários para a conclusão da obra.
São as empresas: Serluz (projeto e execução), Geocentro (perfuração), Urbanes (concreto para a base), Conteg, Associação Rural, SM Iluminações, Frazzon, Boi Bom, Serralheira Seligman, Construtora Jobim, Santo Sabor Churrascaria, Setor Metalmecânico, Madeireira Cerrito e Cofelma.
Breve histórico
Atualmente, oito unidades da Força Aérea Brasileira operam helicópteros em todo o Brasil, aeronaves responsáveis por salvar vidas e, também, realizar missões como defesa de áreas estratégicas e transporte aerologístico, dentre outras. Esses esquadrões compõem a chamada Aviação de Asas Rotativas, em prontidão para missões desenvolvidas por seus militares.
É uma história que começou em 1953, quando entraram em operação três H-13D, os primeiros helicópteros da FAB. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram. Na última década, foram incorporados os H-60L Black Hawk, em Manaus e Santa Maria. Ainda este ano, em 2016, os H-36 serão incorporados aos esquadrões do Rio de Janeiro e de Campo Grande, organizações que, atualmente, estão preparação para o início das operações com essa aeronave.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Só para constar Xavante é um Avião, o UH-1H é vulgarmente Conhecido como Sapão.
Quem gosta do “simbolismo” não pode deixar de notar: dois políticos em fim de carreira homenageando uma aeronave desativada.