Arquivo

CPI do Detran. É bom desconfiar. As discordâncias são sinais de que tudo pode acabar em pizza

A sociedade gaúcha tem o máximo interesse em saber de quanto foi a tunga e quem a tungou. Não importa se quem fez isso é do PT, do PMDB, do PT, ou de que partido for. A impressão, nos trabalhos iniciais da Comissão Parlamentar de Inquérito do Detran, presidida pelo petista santa-mariense Fabiano Pereira, é que ninguém quer ir ao encontro da verdade – se esta, em algum momento, puder prejudicar A ou B ou C.

 

Mas, reconheço, é apenas uma impressão. Mas é forte. Com base, inclusive, nas variadas declarações dos integrantes da CPI e das notórias divergências entre o presidente e o relator, este o tucano Adilson Troca. E não estou entrando no mérito – por enquanto. É apenas observação dos fatos e do que estão dizendo os deputados.

 

Conheça, por exemplo, do ponto de vista de Fabiano, pelo menos uma dessas dissensões entre os parlamentares. O texto, distribuído à imprensa pela assessoria do parlamentar, é assinado pelo jornalista João Ferrer. Confira também, lá embaixo, um acréscimo claudemiriano, e não esqueça de ver, igualmente, a sugestão de leitura. A seguir: 

 

“Para Fabiano, CPI do Detran precisa ir a fundo e investigar tudo

 Em coletiva à imprensa concedida na tarde desta quinta-feira (14), o presidente da CPI do Detran, deputado Fabiano Pereira (PT) informou que não concorda com a proposta de trabalho apresentada pelo relator, deputado Adilson Troca (PSDB). Segundo Fabiano, a proposta do relator não contempla a investigação sobre os problemas que originaram a Comissão de Inquérito. Troca protocolou, na quarta-feira, um plano de trabalho que não prevê o depoimento da maior parte dos indiciados pela operação Rodin, da Polícia Federal, que investiga desvio de R$ 40 milhões no Detran. “Quero expressar minha indignação. Não tenho acordo com a proposta do relator que, concretamente, não prevê a oitiva dos indiciados na Operação Rodin e nem apresenta pedidos de documentos para a PF e MP. Assim, faremos uma CPI para ‘inglês ver’. Não é o que exige a sociedade gaúcha e nem é bom para a Assembléia Legislativa”, declarou.

 

Fabiano explicou que as divergências não estão relacionadas com a oitiva dos ex-presidentes do Detran, mas com o fato de que a proposta do relator não prevê a investigação sobre o fato gerador da CPI, que foi a fraude explicitada pela operação Rodin. “Esse é o foco da CPI. Três dos seis motivos que estão no pedido de abertura do inquérito estão relacionados com essas fraudes. São duas mega-senas supostamente desviadas do erário público que precisam ter suas responsabilidades políticas averiguadas”, argumentou. Fabiano afirmou, também, que é o presidente da CPI que tem a responsabilidade em organizar o trabalho e que a investigação é feita de forma colegiada pelos parlamentares.

 

Com esse objetivo, ele apresentou em reunião na última segunda-feira uma proposta que será reapresentada na primeira reunião formal da CPI, na próxima segunda-feira (18). “A sociedade quer uma investigação transparente e é isso que eu vou garantir. Não vou corroborar com qualquer tentativa de abafar as investigações”, disse. Fabiano apelou para que a sociedade civil se mantenha atenta para os encaminhamentos da CPI. “É isso que vai garantir um trabalho investigatório sério, doa a quem doer”, ponderou. Segundo o deputado petista, já a partir da próxima segunda-feira, ele apresentará requerimentos para pedir a documentação da Polícia Federal e do Ministério Público sobre as fraudes, bem como os contratos do Detran que geraram a investigação da PF. “Isso não é contraditório com a oitiva dos ex-presidentes. Queremos e vamos investigar tudo e para isso precisamos ouvir todos os implicados em denúncias e indiciamentos”, concluiu.”

 

ACRÉSCIMO CLAUDEMIRIANO: a CPI do Detran tem tudo a ver com Santa Maria, e por isso o destaque que tem recebido (e ainda receberá) nesta (nem sempre) humilde página de internet. Nunca é demais lembrar que a origem de tudo é a Operação Rodin, que levou gente graúda da boca do monte à prisão temporária e que terá, muito provavelmente, um punhado de indiciados bem conhecidos por aqui. Nem precisa explicar mais, presumo.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa, inclusive versões e opiniões diferentes das do deputado Fabiano Pereira acerca da CPI do Detran.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo