CulturaPrefeitura

NATIVISMO. Prefeitura abre nesta sexta período de inscrições para a ‘Tertúlia da Poesia’ e a ‘Tertúlia Piá’

Por ANA BITTENCOURT (com foto de Arquivo/AIPM) , da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Ideia dos eventos é, entre outras, descobrir e difundir novos talentos na área poesia, da arte declamatória e do acompanhamento musical

De 31 de agosto a 18 de setembro estão abertas as inscrições para dois eventos dedicados à poesia, à arte declamatória e ao tradicionalismo gaúcho. São eles: a 5ª Tertúlia da Poesia e a 3ª Tertúlia Piá, ambos promovidos pela Prefeitura de Santa Maria, com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Galpão da Poesia e do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. As inscrições são gratuitas e, para participar, é indispensável ler os regulamentos de cada seletiva.

5ª TERTÚLIA DA POESIA

O concurso busca descobrir e difundir novos talentos na área da produção poética, da arte declamatória e do acompanhamento musical destas artes, bem como consolidar o talento de poetas, declamadores e amadrinhadores já consagrados. Além disso, busca divulgar, por meio da poesia, a história e a cultura do povo gaúcho.

Os trabalhos serão recebidos exclusivamente pelo e-mail [email protected], até o dia 18 de setembro. Podem participar da Tertúlia da Poesia poetas, declamadores e amadrinhadores de qualquer parte do Brasil ou do Exterior e cada poeta poderá inscrever até cinco poemas, podendo classificar apenas um.

Os poemas inscritos deverão ser inéditos e não poderão ter sido gravados, impressos ou divulgados em qualquer veículo de comunicação de massa. No entanto, conforme o regulamento, os trabalhos podem ter participado de outros festivais (desde que não tenham disso premiados, divulgados ou registrados em livro ou disco).

A temática dos poemas deve tratar sobre usos e costumes tradicionais do povo gaúcho, identificando o contexto histórico, social, artístico ou cultural do Rio Grande do Sul.

3ª TERTÚLIA PIÁ

Busca proporcionar a continuidade e o desenvolvimento da arte poética e declamatória, por meio do incentivo aos mais jovens. Durante a participação no evento, crianças e adolescentes tem a oportunidade de integração com artistas que são referência na arte declamatória.

Da mesma forma que a Tertúlia da Poesia, as inscrições para a Tertúlia Piá encerram no dia 18 de setembro e deverão ser enviadas pelo responsável legal do participante, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e um vídeo do poema, gravado pelo declamador inscrito, para o e-mail [email protected].

Conforme o regulamento, a duração do poema não deverá ultrapassar oito minutos e a gravação do mesmo poderá ser feita de forma caseira, inclusive em aparelho celular.

Os participantes poderão se inscrever em duas categorias, conforme a idade: Mirim (entre oito e 11 anos) e Juvenil (entre 12 e 15 anos). Serão selecionados até oito declamadores inscritos, sendo quatro em cada categoria. Os declamadores selecionados se apresentarão na abertura ou no intervalo da 5ª Tertúlia da Poesia, a ser realizada no dia 3 de novembro.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E CONFERIR OS REGULAMENTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo