DENGUE. Prefeitura elimina focos em cemitérios
POR MAIQUEL ROSAURO
Agentes da Vigilância em Saúde realizaram ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nessa sexta-feira (13). Confira na matéria de Maurício Araújo os locais contemplados:
Combate ao Aedes Aegypti: Prefeitura realiza ações em cemitérios do Município

Com intuito de combater os focos e larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou, na manhã dessa sexta-feira (13), vistorias nos cemitérios Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, São José, em Camobi, e Jardim da Saudade, na Caturrita.
Com apoio dos militares do Exército, agentes de saúde do Município buscavam eliminar os focos do mosquito, coletar larvas para análises e organizar potes, vasos e recipientes de maneira que a água não ficasse acumulada, já que o Aedes deposita seus ovos em água parada.
De acordo com a coordenadora técnica de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti, Heloisa Lorentz Smaniotto, Santa Maria se encontra, desde abril de 2013, na condição de município infestado pelo Aedes. Ela lembra que é necessário conscientizar a população, já que a maioria dos focos do mosquito está nas residências. “É preciso ter uma nova postura de enfrentamento, antes que o vírus chegue ao município e isso pode ser uma questão de tempo”, diz a coordenadora.
No Cemitério Ecumênico Municipal, quatro agentes e 15 militares atuaram para excluir as possibilidades de que novos mosquitos se criassem. Em poucos minutos, larvas foram encontradas e recolhidas. Elas serão enviadas para o laboratório da Superintendência, onde serão analisadas. “É preciso muito cuidado e conscientização para que não deixem água acumulada. Em locais como cemitério é fácil encontrar focos de mosquito”, destaca o agente de saúde e vigilante ambiental, Leandro dos Santos.
O agente recomenda, caso o cidadão for levar flores para homenagear o ente querido no cemitério, que tome alguns cuidados básicos como: não deixar potes ou vasos com água e colocar terra nos recipientes.
Todas as sextas-feiras, equipes da Vigilância, com apoio dos militares, fazem varreduras em locais que possa haver focos do Aedes Aegypti. O espaço a ser percorrido é definido ao longo das semanas. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também participarão do cronograma.
Algumas dicas para combater os focos do mosquito
– Manter a caixa d’água sempre fechada
– Encher de areia, até a borda, os potes e vasos de plantas
– Não deixa a água da chuva acumular em recipientes
– Manter tampados toneis e barris de água
– Guardar garrafas de cabeça para baixo
Não acredito no que estou lendo. A prefeitura de Santa Maria se mexeu rápido numa ação racional e absolutamente necessária para os dias de hoje. Espero que essas visitas sejam frequentes naquele espaço, pois os mosquitos não proliferam uma vez por ano.
A Prefeitura também deve se preocupar é com a poda e limpeza dos corredores dos Cemitérios !!!! É uma VERGONHA, as macegas há muito tempo já passaram da altura dos jazigos !!!!! Mas a Taxa da Anuidade já chegou para cobrança !!!!