Santa Maria

DENGUE. Prefeitura elimina focos em cemitérios

POR MAIQUEL ROSAURO

Agentes da Vigilância em Saúde realizaram ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nessa sexta-feira (13). Confira na matéria de Maurício Araújo os locais contemplados:

Combate ao Aedes Aegypti: Prefeitura realiza ações em cemitérios do Município

Larvas encontradas foram recolhidas e serão encaminhadas para análise. Foto João Vilnei / Prefeitura de Santa Maria

Com intuito de combater os focos e larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zika Vírus e a Febre Chikungunya, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou, na manhã dessa sexta-feira (13), vistorias nos cemitérios Ecumênico Municipal, no Bairro Patronato, São José, em Camobi, e Jardim da Saudade, na Caturrita.

Com apoio dos militares do Exército, agentes de saúde do Município buscavam eliminar os focos do mosquito, coletar larvas para análises e organizar potes, vasos e recipientes de maneira que a água não ficasse acumulada, já que o Aedes deposita seus ovos em água parada.

De acordo com a coordenadora técnica de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti, Heloisa Lorentz Smaniotto, Santa Maria se encontra, desde abril de 2013, na condição de município infestado pelo Aedes. Ela lembra que é necessário conscientizar a população, já que a maioria dos focos do mosquito está nas residências. “É preciso ter uma nova postura de enfrentamento, antes que o vírus chegue ao município e isso pode ser uma questão de tempo”, diz a coordenadora.

No Cemitério Ecumênico Municipal, quatro agentes e 15 militares atuaram para excluir as possibilidades de que novos mosquitos se criassem. Em poucos minutos, larvas foram encontradas e recolhidas. Elas serão enviadas para o laboratório da Superintendência, onde serão analisadas. “É preciso muito cuidado e conscientização para que não deixem água acumulada. Em locais como cemitério é fácil encontrar focos de mosquito”, destaca o agente de saúde e vigilante ambiental, Leandro dos Santos.

O agente recomenda, caso o cidadão for levar flores para homenagear o ente querido no cemitério, que tome alguns cuidados básicos como: não deixar potes ou vasos com água e colocar terra nos recipientes.

Todas as sextas-feiras, equipes da Vigilância, com apoio dos militares, fazem varreduras em locais que possa haver focos do Aedes Aegypti. O espaço a ser percorrido é definido ao longo das semanas. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos também participarão do cronograma.

Algumas dicas para combater os focos do mosquito

– Manter a caixa d’água sempre fechada
– Encher de areia, até a borda, os potes e vasos de plantas
– Não deixa a água da chuva acumular em recipientes
– Manter tampados toneis e barris de água
– Guardar garrafas de cabeça para baixo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Não acredito no que estou lendo. A prefeitura de Santa Maria se mexeu rápido numa ação racional e absolutamente necessária para os dias de hoje. Espero que essas visitas sejam frequentes naquele espaço, pois os mosquitos não proliferam uma vez por ano.

  2. A Prefeitura também deve se preocupar é com a poda e limpeza dos corredores dos Cemitérios !!!! É uma VERGONHA, as macegas há muito tempo já passaram da altura dos jazigos !!!!! Mas a Taxa da Anuidade já chegou para cobrança !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo