DestaqueSaúde

HUSM. Medicina Nuclear está sem exames

POR MAIQUEL ROSAURO

Ausência de material radioativo devido à falta de recursos impossibilita exames na Medicina Nuclear. Foto Gabriel Haesbaert / A Razão

A falta de materiais para a realização de exames de diagnóstico por imagem segue prejudicando pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Após A Razão divulgar com exclusividade, na edição de final de semana, os problemas na Cardiologia, vários médicos entraram em contato com o jornal para denunciar dificuldades em outros setores da instituição. É o caso da Medicina Nuclear, que desde o início do ano não realiza nenhum exame.

De acordo com o chefe da Divisão Médica da instituição, Larry Argenta, entre 1º de dezembro e 9 de janeiro, o HUSM não recebeu nenhum recurso proveniente do Fundo Nacional de Saúde. São pelo menos, R$ 5 milhões, que não entraram no caixa.

A situação fez com que os procedimentos de Cardiologia do setor de Hemodinâmica fossem paralisados na quarta-feira passada. Por ironia, os materiais necessários para o serviço, como stents, por exemplo, encontravam-se lacrados na instituição e, legalmente, não poderiam ser usados devido à falta de pagamento.

“Por uma questão de diminuição de custos, as empresas deixam os materiais aqui, porém é algo que não nos pertence. Temos o contrato para usar e pagar. Contudo, como é uma situação de urgência, decidimos utilizar os materiais. Como será pago, vamos ver depois”, relata Argenta.

Já os exames de Ergometria e Ecocardiograma seguirão indisponíveis no HUSM, pois os equipamentos seguem estragados. Para a Ergometria não há recurso para a compra de uma nova máquina, enquanto que o Ecocardiograma segue à espera de conserto do fabricante.

“Sem o Ecocardiograma não estamos fazendo o Ecocardio Fetal. Já o Ecocardio Pediátrico e Neonatal são realizados a critério de cada médico em outro equipamento inferior”, relata o físico médico e chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Guilherme Lopes Weis.

Medicina Nuclear
A falta de radioisótopo paralisa os exames de Cintilografia do Miocárdio, que está sem radioisótopo. A ausência de material radioativo também impossibilita todos os exames da Medicina Nuclear.

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra no site do jornal A Razão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo