Santa MariaTragédia

KISS, 4 ANOS. Na lembrança da tragédia que matou 242 jovens, uma oportunidade para reflexões em SM

Por LUIZ ROESE, especial para o Site 

Nesta sexta-feira (27), dia do aniversário de quatro anos da tragédia da Boate Kiss, a população poderá dispor de um importante espaço de reflexão sobre os desafios que o acontecimento trágico nos coloca com relação à produção de narrativas de memória. A partir da fala de profissionais envolvidos na tragédia e de acadêmicos, esta roda de conversa abrirá o dialogo com a comunidade de Santa Maria: o que foi feito até agora e ainda falta resolver? Como a tragédia deveria ser lembrada a futuro? Todos são convidados a dialogar e trazer a sua contribuição à conversa.

O evento será realizado no Auditório da SUCV (Rua Venâncio Aires, 1.934, Centro de Santa Maria), das 9h ao meio-dia desta sexta-feira (27). A inscrição, gratuita, deve ser feita por meio de formulário no site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJrCdpiJOh6IZw-ak5FO29ZduP9tE97raolTnNr4TewitbEw/viewform?c=0&w=1

Os convidados da roda de conversa são a advogada Tâmara Biolo Soares, coordenadora do Instituto Juntos e autora da petição à OEA que pede a responsabilização do Estado Brasileiro pela tragédia da Kiss; a psicóloga Fabiane Ângelo, do Instituto Condor, a psicóloga Maria Luiza Pacheco, do Acolhe Saúde; o professor Marcio Seligmann, da Unicamp; a jornalista Juliana Motta; e a professora da UFSM Virginia Vecchioli, doutora em Antropologia Social. Cada palestrante terá 10 minutos para seus comentários. Depois, a roda de conversa ficará aberta às contribuições de todos.

A atividade será realizada por meio de uma parceria entre AVTSM, Secretaria de Saúde de Santa Maria (Acolhe Saúde), TV OVO e UFSM.

Conversa pública “Memória, trauma e reconstrução”

Para encerrar o dia de reflexões sobre a tragédia em Santa Maria, às 19h30 de sexta-feira (27) será realizada a conversa pública “Memória, trauma e reconstrução”, com o professor e doutor em Crítica Literária Márcio Seligmann, da Unicamp; e a doutora Rosana Dorio Bohrer, psicóloga e especialista em emergências e desastres, gestão de crise e Programas de Family Assistance. A atividade ocorre no palco da Praça Saldanha Marinho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo