JornalismoMídiaNegóciosTrabalho

MÍDIA. Grupo RBS está por demitir até 10% de seus funcionários. Empregos ceifados podem chegar a 600

No mesmo dia em que inaugura o que a própria empresa considera o ESTÚDIO  “mais moderno do gênero da América Latina e um dos mais modernos do mundo”, para a sua emissora mãe, a Rádio Gaúcha, o Grupo RBS é sacudido por outro tipo de informação – muito mais sensível do que o anunciado investimento de R$ 4,5 milhões. O quê? A continuação, com constância, de um processo que está ceifando empregos aos magotes, no maior conglomerado de mídia do Sul e um dos cinco ou seis maiores do País.

Com a credibilidade que já o levou a ganhar o Prêmio Esso, a principal honraria do jornalismo brasileiro, e a convicção de ter ANTECIPADO, ainda em agosto, o que aconteceria na RBS logo após o processo eleitoral, o jornal “Já” atualiza uma informação triste para quem trabalha com jornalismo. E que, embora publicada ontem, ainda não tem qualquer desmentido. Exatamente esta reportagem que você lê a seguir, com um linque para a íntegra lá embaixo:

rbsRBS vai demitir centenas de funcionários em dezembro

A tesoura que assombra há meses a RBS, com demissões em grupo e isoaladas, deve recrudescer dramaticamente na primeira sexta-feira de dezembro, dia 5.

Naquela data, entre 200 e 600 funcionários do grupo deverão ser demitidos. Será mais uma etapa do implacável plano de ‘reestruturação’ comandado pelo consultor Cláudio Galeazzi, que ganhou fama e reconhecimento no meio empresarial como Cláudio Mãos de Tesoura. Uma lista já circula pelo sexto andar do edifício-sede da RBS, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, onde se aloja a diretoria comandada por Eduardo Sirotsky Melzer, mais conhecido entre os 6.500 funcionários do grupo como Duda.

Para evitar vazamentos, a lista não possui nomes, mas apenas cargos e funções dos futuros dispensados. Sabe-se que, entre eles, está a cabeça de um membro da diretoria executiva. A execução em massa confirma o que o Jornal JÁ informou em agosto passado, ao antecipar uma massiva política de demissões na empresa, confirmada pelo anúncio desastrado de 130 demissões no início do mês. Só não foram mais por conta  das eleições de novembro, que sustaram o corte ampliado.

Encerrado o pleito, a RBS recomeça sua política de enxugamento forçado pela recontagem de perdas e ganhos. A péssima repercussão das demissões em massa de agosto fez a empresa recuar, sem desistir da execução a conta-gotas, realizada semanalmente em todas as unidades do grupo. Dessa vez, o corte será mais discreto, na medida do possível, bem diferente do atrapalhado anúncio público assumido pelo próprio Duda Sirotsky em carta-aberta e em videoconferência  (http://jornalja.com.br/a-tesoura-que-assombra-a-rbs/). Demissões isoladas  têm antecipado todo dia o terremoto que se aproxima.

O blogueiro José Luiz Prévidi (http://previdi.blogspot.com.br), dá quase todo dia notícias de demissões na rádio Gaúcha. Na terça-feira, 18, a rádio demitiu sua editora de geral, Rejane Costa, uma especialista no setor primário, ex-editora do programa ‘Campo e Lavoura’. Apesar disso, e de seus 30 anos de casa, Rejane foi tesourada.

Na quarta, 19, informou o atento Prévidi, a rádio Gaúcha demitiu o seu operador da central técnica, Leonardo Freitas, o primeiro de uma lista de seis demissões que continuará em dezembro. Na véspera, a rádio demitiu a telefonista da madrugada, que passou o encargo para sua colega do jornal Zero Hora.

No mês passado, a tesoura cortou as duas telefonistas da sucursal de Brasília, uma delas com 25 anos de casa. Junto, foi demitida a funcionária da copa, trocada por uma máquina de café, que é muda, barata e burra, pois não consegue fazer a mistura equilibrada entre pó, água e açúcar…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Noel Guarany cantava: "Conheci muita lição Que nos nega a sociedade Monstrengos de faculdade
    Tentam nos dar mais não dão." Aquela pilha de gente no sindicato esperando para assinar a rescisão, mandando dois por dia não existe. Chefe que mandaram demitir 2/3 dos funcionários e, ao fim do dia, é demitido também. Filmes velhos que se repetem com novos atores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo