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POUPA TEMPO. Prefeito Jorge Pozzobom apresenta programa ao Comando dos Bombeiros de Santa Maria

POR MAIQUEL ROSAURO

O prefeito Jorge Pozzobom visitou o Comando Regional dos Bombeiros nessa quarta-feira (11) para apresentar o programa Poupa Tempo. A expectativa é de que a novidade diminua a burocratização na emissão de alvarás. Confira na matéria de Thassiani Porto, da Superintendência de Comunicação da Prefeitura:

Em visita ao Comando dos Bombeiros, prefeito apresenta o Poupa Tempo Santa Maria

Integração entre Comando dos Bombeiros e Prefeitura Municipal visa melhorias significativas para o município. Foto Roni Riet / Prefeitura de Santa Maria

Na manhã dessa quarta-feira (11), o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito Sérgio Cechin e de parte do secretariado que compõe a Administração Municipal, foi recebido no 4° Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria pelo major Cláudio Ricardo Pereira, atual comandante do 4º CRBM, e demais majores e comandantes de cada setor da guarnição. Durante a visita, foram abordados diversos temas em que o Comando Regional e a Prefeitura Municipal podem atuar juntos buscando diversas melhorias para o Município, em especial o Programa “Poupa Tempo Santa Maria”.

“O objetivo de estarmos aqui é de estreitar, cada vez mais, os laços entre a Poder Executivo e os Bombeiros. Temos várias ações que, se forem realizadas em conjunto, irão trazer benefícios significativos para nossa sociedade. Este é o objetivo do ‘Poupa Tempo Santa Maria’, um projeto inovador que estamos apresentando”, destacou o prefeito. De acordo com Jorge Pozzobom, se os problemas acontecem na cidade a solução também deve partir de órgãos de dentro dela.

O vice-prefeito Sérgio Cechin aproveitou a reunião para fazer, de maneira mais detalhada, a apresentação do Programa “Poupa Tempo Santa Maria” que irá unir setores da Prefeitura responsáveis pela fiscalização e emissão alvarás aos Bombeiros, formando uma força-tarefa para agilizar a liberação de alvarás de funcionamento para atividades específicas em Santa Maria.

“A integração entre a Prefeitura e os Bombeiros, que participam ativamente de decisões importantes da cidade, irá garantir o sucesso de nosso programa. Precisamos desburocratizar e tornar mais ágil a liberação das licenças para estimular o empreendedorismo em Santa Maria”, explicou Cechin que ainda destacou que o rigor e comprometimento na fiscalização também são destaques no programa.

Uma das primeiras medidas adotadas neste novo modelo de parceria é de que, a partir de hoje, a Superintendência de Alvarás será comunicada imediatamente quando um alvará for inativado na cidade. A comunicação, que antes era feita através de oficio, será realizada on-line, permitindo assim, mais agilidade e integração entre os setores.

Para o major Cláudio Ricardo Pereira, comandante do 4º CRBM, a iniciativa do Poder Público em visitar o comando e trazer propostas de parcerias para beneficiar o município é louvável. “Santa Maria está cada vez mais cuidadosa, e nós estamos em constante transformação para nos adaptarmos a isso. Estamos aqui para servir a comunidade e a Prefeitura. Este é o nosso trabalho e para isso é nosso empenho e dedicação”, finalizou o major Ricardo.

Agilidade e prevenção contra sinistros

Um dos pontos da conversa também foi sobre a montagem de um grupo de trabalho de prevenção a sinistros que envolva a Defesa Civil, que será composto exclusivamente por servidores da Prefeitura e membros do Corpo de Bombeiros. De acordo com o prefeito, há diversas ocorrências no Município, ocasionadas pelo clima, que poderiam ser evitadas se houvesse uma atuação mais efetiva de um grupo de prevenção.

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Um Comentário

  1. Prefeito, há situações específicas que pedem mais agilidade e racionalidade na concessão de alvarás.

    Um exemplo: cada vez mais profissionais de uma pessoa só trabalham em casa abrindo empresas que prestam serviços on-line. Um programador, por exemplo. Uma pessoa e seu computador conectado à internet. Nada mais do que isso. Não atendem ninguém em casa, presencialmente. Tem sentido racional existir uma burocracia que exige a visitação de agentes da prefeitura e bombeiros para liberar um alvará, checar extintores, etc… na casa dessa pessoa? A empresa é “só” o próprio dono e seu computador, que já mora no local que nunca foi exigido ter extintor para morar nele. Não sei, mas se ainda precisa dessa burocracia, dessas visitações e vistorias, de extintor, para tais casos assim, que agilize, que acabe com a exigência dessas vistorias e extintor para esse tipo de negócio em específico. Há outros semelhantes, mas me lembrei desse em específico, pois racionalmente não tem sentido colocar as mesmas exigências e vistorias para todos, nesses tempos de muitas diversidades de negócios.

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