CASA DE SAÚDE. Centro Obstétrico reabre apenas em 20 de fevereiro devido às férias de neonatologistas
POR MAIQUEL ROSAURO
As férias dos médicos neonatologistas na Casa de Saúde fechou o Centro Obstétrico da instituição até o dia 20 de fevereiro. A solução encontrada pela Prefeitura foi encaminhar as gestantes para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Confira na matéria de Maurício Araújo:
Prefeitura busca solução para fechamento temporário do centro obstétrico da Casa de Saúde
A saúde do Município é um dos principais pilares do atual governo e, assumindo este compromisso, com respeito à população, a Prefeitura de Santa Maria resolveu, nessa sexta-feira (10), o impasse que envolveu o fechamento temporário do Centro Obstétrico da Casa de Saúde. A solução encontrada passou pelo empenho da nova Administração Municipal em se unir às instituições de Saúde para garantir os atendimentos. Essa mesma união é, futuramente, a base para a implantação do programa Mãe Santa-Mariense.
Após tratativas, conforme a superintendente de Atenção Especializada e Hospitalar, Liliane Mello, foi acordado que o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) receberá as gestantes para realizar o parto e, posteriormente, elas serão encaminhadas, por meio de ambulância, à Casa de Saúde para o pós-parto.
Desta forma, com o empenho da Prefeitura, apoiada pelos gestores do HUSM, da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) – que é gestora da Casa de Saúde – e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), ficou garantido o atendimento às gestantes do município.
De acordo com a superintendente, a situação permanecerá assim até o dia 20 de fevereiro. “A Prefeitura, preocupada com a situação, e junto às demais instituições, encontrou essa solução para que as pacientes recebam todos os cuidados. No dia 21, tudo volta ao normal”, explica Liliane.
Na quinta-feira (09), a Casa de Saúde, que tem 20 leitos obstétricos, informou ao Poder Executivo que os médicos neonatologistas da instituição entraram em férias e que, apesar das tentativas, os partos seriam suspensos.
Mãe santa-mariense
O fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e as instituições de saúde de Santa Maria, na busca da construção da linha de cuidado materno infantil, é a base do projeto que será desenvolvido pela Administração Municipal: o Mãe Santa-mariense. Por meio do programa, as mães e os bebês receberão cuidados especiais, com acompanhamento da gestação, exames e demais procedimentos no pré-natal até os primeiros meses de vida dos bebês.
“Saúde é uma prioridade do nosso governo. Tratar da questão do nascimento das crianças faz parte do projeto Mãe Santa-mariense. É isso que nós vamos buscar: parcerias com o Hospital Universitário e com a nossa Casa de Saúde. Todos vamos trabalhar em uma grande rede, para que Santa Maria receba de fato o programa”, definiu o prefeito Jorge Pozzobom.
Entendo que seria pertinente, esse Projeto Social deveria iniciar-se a partir de constatado o estado de gravidez, por entendermos que a mulher sente-se Mãe a parti dessa confirmação de gravida.
Nesse sentido, uma prevenção bem feita durante a gravidez, evita muitos problemas de saúde para estas mães, e, igualmente aos filhos,
Ademais, falando-se na saúde pública todo o investimento que for realizado como prevenção, é um ato administrativo que visa o amanhã da saúde pública.
João Luiz Moscato da Costa