DestaqueSanta MariaSaúde

CASA DE SAÚDE. Centro Obstétrico reabre apenas em 20 de fevereiro devido às férias de neonatologistas

POR MAIQUEL ROSAURO

As férias dos médicos neonatologistas na Casa de Saúde fechou o Centro Obstétrico da instituição até o dia 20 de fevereiro. A solução encontrada pela Prefeitura foi encaminhar as gestantes para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Confira na matéria de Maurício Araújo:

Prefeitura busca solução para fechamento temporário do centro obstétrico da Casa de Saúde

No dia 21 de fevereiro, os médicos neonatologistas já retomarão suas atividades. Foto Roni Riet / Prefeitura de Santa Maria

A saúde do Município é um dos principais pilares do atual governo e, assumindo este compromisso, com respeito à população, a Prefeitura de Santa Maria resolveu, nessa sexta-feira (10), o impasse que envolveu o fechamento temporário do Centro Obstétrico da Casa de Saúde. A solução encontrada passou pelo empenho da nova Administração Municipal em se unir às instituições de Saúde para garantir os atendimentos. Essa mesma união é, futuramente, a base para a implantação do programa Mãe Santa-Mariense.

Após tratativas, conforme a superintendente de Atenção Especializada e Hospitalar, Liliane Mello, foi acordado que o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) receberá as gestantes para realizar o parto e, posteriormente, elas serão encaminhadas, por meio de ambulância, à Casa de Saúde para o pós-parto.

Desta forma, com o empenho da Prefeitura, apoiada pelos gestores do HUSM, da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) – que é gestora da Casa de Saúde – e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), ficou garantido o atendimento às gestantes do município.

De acordo com a superintendente, a situação permanecerá assim até o dia 20 de fevereiro. “A Prefeitura, preocupada com a situação, e junto às demais instituições, encontrou essa solução para que as pacientes recebam todos os cuidados. No dia 21, tudo volta ao normal”, explica Liliane.

Na quinta-feira (09), a Casa de Saúde, que tem 20 leitos obstétricos, informou ao Poder Executivo que os médicos neonatologistas da instituição entraram em férias e que, apesar das tentativas, os partos seriam suspensos.

Mãe santa-mariense

O fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e as instituições de saúde de Santa Maria, na busca da construção da linha de cuidado materno infantil, é a base do projeto que será desenvolvido pela Administração Municipal: o Mãe Santa-mariense. Por meio do programa, as mães e os bebês receberão cuidados especiais, com acompanhamento da gestação, exames e demais procedimentos no pré-natal até os primeiros meses de vida dos bebês.

“Saúde é uma prioridade do nosso governo. Tratar da questão do nascimento das crianças faz parte do projeto Mãe Santa-mariense. É isso que nós vamos buscar: parcerias com o Hospital Universitário e com a nossa Casa de Saúde. Todos vamos trabalhar em uma grande rede, para que Santa Maria receba de fato o programa”, definiu o prefeito Jorge Pozzobom.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Entendo que seria pertinente, esse Projeto Social deveria iniciar-se a partir de constatado o estado de gravidez, por entendermos que a mulher sente-se Mãe a parti dessa confirmação de gravida.
    Nesse sentido, uma prevenção bem feita durante a gravidez, evita muitos problemas de saúde para estas mães, e, igualmente aos filhos,
    Ademais, falando-se na saúde pública todo o investimento que for realizado como prevenção, é um ato administrativo que visa o amanhã da saúde pública.

    João Luiz Moscato da Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo