DestaqueHistóriaJornalismoMídia

MÍDIA. Diretor Presidente de A Razão envia e-mail (e publica na internet) com sua versão para fechamento

Última manchete do jornal A Razão, que deixa de circular Crise econômica é a principal causa apontada para a decisão, segundo seu diretor

Alexandre De Grandi, presidente da Empresa Jornalística De Grandi Ltda, enviou e-mail ao grupo que faz parte do seu “mailing” com um texto em que explica as razões pelas quais interrompe-se a circulação do jornal A Razão. O mesmo material é também publicado no perfil pessoal dele no Feicebuqui.

Para conferir o texto, em forma de carta, ele está a seguir, na íntegra:

É PRECISO AGIR COM “A RAZÃO”

Há quase três anos, com a morte da minha mãe, Zaira De Grandi, recebi a missão de assumir a direção do Jornal A Razão. Compromisso imediato em meio ao nosso luto, pois o jornal não poderia interromper sua circulação diária, mesmo com a morte de sua diretora-presidente. 

O desafio foi grande. Superar a perda e iniciar uma nova gestão.

Remodelamos o jornal com a implantação de um novo projeto gráfico. O jornal passou a ser impresso todo colorido (pois quando assumimos, A Razão só tinha metade de suas páginas coloridas, a outra metade ainda era preto e branco), terceirizamos nosso processo de impressão, melhorando significativamente a sua qualidade e ainda assim, reduzindo nossos custos.

Avançamos bastante nas nossas plataformas digitais. 

Remodelamos o site, que passou de 50 mil acessos mês em agosto de 2014 para 250 mil acessos em agosto de 2016. Nossas redes sociais cresceram mais de 300 % em engajamento.
Melhoramos nossa relação com a comunidade. 

Qualificamos nossa entrega de jornais. Diminuímos para quase zero o número de reclamações com a entrega, quando em outrora, este era um dos nossos maiores problemas. Ampliamos nossa carteira de clientes, resgatando anunciantes que estavam fora da mídia impressa e buscamos novos clientes, que não tinham tradição em anunciar no meio jornal. 

 Enfim, nos esforçamos ao máximo para melhorarmos e manter a empresa em pleno funcionamento.

Neste período, acabamos assistindo a desistência do poderoso grupo RBS que, depois de 15 anos de concorrência, encerrou sua operação jornal em Santa Maria, se desfazendo do jornal Diário de Santa Maria. Eles se foram. Nós, permanecemos.

Mas toda nossa luta, esforço e perseverança não foram suficientes. 

A crise econômica que iniciou no final de 2015 e se fortaleceu em 2016, fizeram com que os investimentos em publicidade despencassem. As receitas diminuíram muito e os custos aumentaram, na mesma proporção. Os veículos de comunicação tradicionais ainda sofrem com a crescente migração de audiência e da publicidade para a internet. 

No ano passado, acompanhamos o fechamento de vários jornais em todo país.

Além de toda essa conjuntura negativa, acima de tudo isso, novos rumos foram definidos pela família que colocam como imperativo o encerramento das atividades do Jornal A Razão. Eu, Alexandre, represento apenas 33,33% dos interesses da empresa. Juntas, minhas irmãs formam 66,66%, ou seja, a ampla maioria. 

O compromisso firmado entre a família foi que, para tomarmos a difícil decisão de suspender a publicação do Jornal A Razão, a condição primordial seria a de colocar todo o patrimônio do espólio de Maria Zaira Silveira de Grandi à disposição, para honrar os compromissos, principalmente, com aqueles que colaboraram com as atividades da empresa, ao longo desses anos.

E assim será feito.

A história da família De Grandi sempre foi marcada por luta e sacrifício. Em 1982, meu pai Luizinho acreditou na ideia de adquirir um jornal para Santa Maria. Sem recursos, mas com entusiasmo, o sonho aconteceu. Em 1988, porém, este sonho foi interrompido com o brutal assassinato de Luizinho. Minha mãe, com três filhos pequenos, assumiu o desafio e, com erros e acertos, deu sequencia a essa luta diária até que o câncer também a levasse de nós. O legado deixado foi de fazer um jornalismo sério e comprometido com a sociedade.

Tenho a certeza de que muito fizemos pela nossa cidade. Contamos inúmeras histórias. Abraçamos várias causas importantes para Santa Maria. Fomos parceiros da nossa comunidade em diversas empreitadas. Cumprimos nosso papel como imprensa. E vamos sempre, seguir trabalhando e acreditando nessa nossa querida cidade. Certamente, novos desafios virão pela frente.

Ciclos iniciam, ciclos se encerram. Muitas vezes as mudanças são necessárias. Não é nada fácil tomar uma decisão como esta. É preciso ter coragem.

Assim, com o coração tomado por emoção, mas de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprido, comunico que a partir de hoje, não mais iremos publicar o jornal A Razão.

Agradeço a todas as pessoas que estiveram ao nosso lado durante esta caminhada e, para aqueles que conhecem nossa trajetória, nossas lutas, nossos valores, peço apenas uma coisa: compreensão.

A todos, meu muito obrigado.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI (se você for usuário da rede social).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Sinto muito. A Razão foi e sempre será o jornal com a cara dos santa-marienses. Fera uma instituição da cidade. É pena que não houve um apelo mais contundente para levantarmos esse ícone da nossa cidade. Realmente é uma pena.

  2. Que pena! Não sou santa-mariense – sou sepeense – mas entendo que A RAZÃO era um patrimônio de Santa Maria e da região! É uma triste perda!

  3. O fechamento do nosso jornal A Razão – digo assim, porque era uma propriedade afetiva dos santamarienses – é um sobressalto a quem sempre teve o hábito de sua leitura, seja em meio físico ou pelo site. O pessoal se sente meio órfão e, de agora em diante, refém de apenas uma linha/orientação editorial. Vai fazer muita falta. Muita, mesmo. Força aos colaboradores que, de repente, viram seus horizontes ficarem turvos. Que seja por pouco tempo. Meu respeito à família De Grandi que, na real, são os que mais estão sentindo isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo